Zé Roberto é animal! Veja vídeos, gifs, recordes e títulos dele no Palmeiras

Aos 43 anos, lateral-esquerdo vai se aposentar e nesta segunda-feira faz a despedida no Allianz Parque. Relembre os principais momentos do camisa 11 na Academia de Futebol

Zé Roberto é exaltado pelo elenco no treino de domingo Cesar Greco

No dia 4 de dezembro de 2014, o Palmeiras livrou-se do rebaixamento à Série B apenas na última rodada, no sufoco. Quase 20 dias depois, anunciou um dos principais nomes na reformulação que viveu a partir de 2015: Zé Roberto. 
Então com 40 anos, o lateral-esquerdo/meia assinou por um ano. Quando foi apresentado, impressionou pela boa forma, mas já ouvia perguntas sobre aposentadoria. Sua resposta era de que "idade é apenas um número" e que poderia ir até os 45 anos. Não chegou a tanto, já que aos 43 o palmeirense avisou que vai parar ao fim deste Brasileiro. 

Nestes três anos de Palmeiras, o camisa 11 tornou-se um exemplo para os jogadores, vencedor de dois títulos que sua recheada carreira ainda não tinha, e um atleta querido pela torcida. Às 20h (de Brasília) desta segunda, contra o Botafogo, Zé deve ser titular e fará sua despedida do Allianz Parque. Relembre tudo o que viveu o "animal" Zé Roberto na Academia de Futebol!

'Posso jogar dois anos tranquilamente em alto nível'



Esta é a capa do LANCE! no dia 9 de janeiro de 2015, repercutindo a apresentação de Zé Roberto. Diante de seguidas perguntas sobre sua idade, o camisa 11 avisou que poderia jogar por mais dois anos em alto nível "tranquilamente". Eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro em 2014 atuando pelo Grêmio, ele disse que vivia os melhores momentos de sua carreira depois dos 30 anos - por isso a motivação para jogar por tanto tempo.

O aperitivo...



A primeira partida do Palmeiras em 2015 foi o amistoso contra o Shandong Luneng, time chinês comandado então por Cuca. Zé Roberto pediu a palavra na preleção, conforme mostra a TV Palmeiras. O Verdão ganhou a partida por 3 a 1 - foi a primeira vitória do time no Allianz Parque, inaugurado no fim de 2014.

O discurso que entrou para a história



A preleção mais marcante de Zé Roberto foi a do primeiro jogo do Paulista de 2015, contra o Osasco Audax. Com Paulo Nobre e Alexandre Mattos na roda com os atletas, o camisa 11 gritou pela primeira vez: "O Palmeiras é grande!". A intenção era inflamar um grupo que estava sendo totalmente remontado. Oswaldo de Oliveira, então técnico, disse que ficou arrepiado com o discurso. Em campo, o resultado foi a vitória por 3 a 1, com três gols marcados em 35 minutos.

'Au, au, au, o Zé Roberto é um animal!'



Ao citar o grito para Edmundo na famosa preleção, Zé Roberto recebeu o mesmo canto da torcida. Em maio de 2015, eles se encontraram na concentração alviverde, antes de um Dérbi em Itaquera. O Verdão venceu por 2 a 0, e o camisa 11 fez um dos gols - Rafael Marques marcou o outro.

A primeira taça



Capitão palmeirense, Zé Roberto foi o responsável por levantar a taça da Copa do Brasil de 2015. Não participou dos primeiros jogos, mas contra o Sampaio Corrêa foi meia e marcou dois gols na goleada por 5 a 1. A partir das oitavas de final tornou-se o lateral-esquerdo titular e acabou a campanha como o artilheiro do Verdão, com quatro gols. Ele jogou nove das 13 partidas e converteu um dos pênaltis na decisão contra o Santos.

'O Palmeiras é gigante!'



A preleção da final da Copa do Brasil também teve discurso de Zé Roberto. A diferença é que desta vez, o camisa 11 avisava: "o Palmeiras é gigante!". Este foi o primeiro título nacional do lateral no Brasil. Ele decidiu depois disso renovar por mais uma temporada, até o fim de 2016.

A 'defesa' mais bonita



Zé Roberto atuou em 27 dos 38 jogos que o Palmeiras fez na campanha do título brasileiro - era o lateral-esquerdo do "time ideal". O seu lance mais marcante na campanha não foi um gol, mas sim uma "defesa", contra o Cruzeiro, na 30ª rodada. O ex-palmeirense Robinho já havia tirado de Jailson e tocou para o gol aberto, mas o camisa 11 se jogou na bola e tirou quase em cima da linha. "Consegui ler a jogada do Robinho. Tive a felicidade de tirar o gol ali", resumiu o lateral.

E o gol mais bonito!



Aos 42 anos, Zé Roberto foi premiado com o gol mais bonito do Brasileirão de 2016. Foi na 28ª rodada, abrindo o placar na vitória sobre o Santa Cruz por 3 a 2, fora de casa. A votação foi aberta ao público, pelas redes sociais.

A euforia com o segundo título



Os palmeirenses foram até a avenida Paulista comemorar o título brasileiro que não vinha há 22 anos. Convocado por Alexandre Mattos para falar, o camisa 11, em êxtase, vibrou: "Eu joguei em diversos clubes no decorrer da minha carreira. Mas nesta noite tenho a plena convicção que o maior clube da minha carreira foi o Palmeiras!", O lateral já passou por equipes como Real Madrid, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique.

E mais um recorde...




Após o título brasileiro, Zé Roberto renovou novamente, agora até o fim de 2017. Neste ano, ele não jogou com a mesma frequência dos dois primeiros, mas conseguiu mais um recorde: tornou-se o atleta mais velho a marcar na Libertadores, aos 42 anos, dez meses e 18 dias, contra o Atlético Tucumán (ARG), no Allianz Parque. É, também, o segundo mais velho a jogar o torneio, atrás apenas de Vicente Villanueva, atacante do Sporting Cristal (PER) na década de 60.

Todas as marcas de Zé Roberto



Opinião do setorista

Campeão de quase tudo, Zé Roberto chegou ao Palmeiras já com 40 anos para conquistar duas taças que não tinha. Foi muito importante na reformulação de 2015 e nos títulos. Vai parar como ídolo do clube.



Zé Roberto, uma lenda do futebol, é exemplo de profissionalismo e humildade. Em três anos, nunca vi passar de cara amarrada ou sem cumprimentar. Merece todas as homenagens na segunda-feira, até porque foi importante na reconstrução do Palmeiras.



O convite para a despedida #ObrigadoZé


Fonte: LANCE!Net
Postagem Anterior Próxima Postagem