Palmeiras celebra 103 anos com homenagens para Arrancada Heroica e elenco de 1972


Em evento realizado na noite de segunda-feira (28), no Espaço das Américas, na Zona Oeste de São Paulo, o Palmeiras comemorou 103 anos de idade com uma cerimônia repleta de presenças especiais – o aniversário do clube foi no sábado (26). Além do tradicional jantar oferecido aos convidados, o evento contou com homenagens a momentos marcantes do clube e a ídolos do Verdão, que relembraram com emoção o período em que estiveram no Alviverde
“Momento de festas, momento de comemorações, momento de lembranças, momento de Palmeiras, momento de Palestra Italia. Sempre momento de emoção. Quando falamos de Palmeiras, falamos de emoção. A nossa história é muito rica, temos orgulho da nossa história. Todos nós somos apaixonados por esta camisa. Eu tenho muito orgulho por poder dizer aos senhores que estamos no caminho certo. Muito obrigado por tudo. Muito orgulho de você, Sociedade Esportiva Palmeiras”, disse o presidente Maurício Galiotte, logo no início da celebração.

Sob o comando do jornalista Nivaldo Prieto e da apresentadora Sabrina Parlatore, a festa começou exaltando os 75 anos da Arrancada Heroica, tema da celebração e episódio histórico da vida palestrina. Com um vídeo especial sobre a Segunda Guerra Mundial, a apresentação explicou com detalhes o motivo de o então Palestra ter sido obrigado a mudar o nome para Sociedade Esportiva Palmeiras em 1942, que acabou ocorrendo justamente em um jogo decisivo contra o São Paulo, valendo o título paulista daquela temporada. Vencendo por 3 a 1 e com um pênalti marcado a favor, a equipe verde e branca foi declarada campeã após o rival abandonar o gramado.

A memorável entrada em campo com a bandeira do Brasil, trazida pelo capitão Adalberto Mendes e pelos jogadores da época, foi encenada por atores que traduziram perfeitamente esta inesquecível passagem da vida do Alviverde Imponente. Teresinha Mendes, filha de Adalberto Mendes, recebeu homenagem em nome do pai, vice-presidente em 1942 e um dos principais personagens na alteração de nome do time.

Depois da Arrancada Heroica, chegou a hora de falar sobre a nossa casa. O eterno Parque Antarctica, palco de vitórias inesquecíveis e títulos incontestáveis, não poderia deixar de ser citado na festa, justamente porque há exatos 100 anos o Palestra Italia jogava oficialmente pela primeira vez no estádio. Goleada por 5 a 1 sobre o Internacional de São Paulo, no dia 21 de abril de 1917.

Em seguida, uma lenda viva tomou conta do palco do Espaço das Américas. Dono de um talento incomparável e de uma habilidade rara, Ademir da Guia chegou à festividade para celebrar duas datas especiais em 2017: 40 anos de sua despedida oficial do Palmeiras e 75 anos de idade – ele nasceu em 03 de abril de 1942. Em 16 anos de clube, Ademir disputou 903 partidas (515 vitórias, 233 empates e 155 derrotas) e marcou 154 gols. As principais conquistas do ídolo com o manto palestrino foram:

Campeonato Paulista em 1963, 1966, 1972, 1974 e 1976, Torneio Rio-São Paulo em 1965 e Campeonato Brasileiro em 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1967 (Taça Brasil), 1969, 1972 e 1973.

“É um momento único receber esta homenagem aos 75 anos, mas a gente não faz nada sozinho. O ano de 1972 foi especial, o ano das cinco coroas. Temos de lembrar sempre. Futebol é conjunto, a gente não ganha nada sozinho. Agradeço esta possibilidade de estar sempre próximo do Palmeiras e dos meus amigos”, agradeceu o eterno camisa 10.

E Ademir da Guia foi o maestro do time multicampeão de 1972, também exaltado durante o banquete palmeirense por completar 45 anos de sua formação. A escalação que deu início à Segunda Academia pôde ser vivida novamente na festa, já que Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca; Dudu, Ademir da Guia e Leivinha; Edu Bala, César Maluco e Nei estiveram presentes para receber uma linda homenagem do Verdão, assim como Ronaldo, João Carlos, Polaco e Mário Motta, que faziam parte do elenco.

A equipe de 1972 ganhou todos os campeonatos que disputou, sendo cinco no total. Os principais foram o Paulistão, vencido de forma invicta diante do São Paulo na decisão, e o Brasileirão, conquistado pela quinta vez depois de empatar com o Botafogo na final, dentro do estádio do Morumbi (o Palmeiras ficou com a taça por ter somado mais pontos que o rival ao longo da competição).

Para fechar com chave de ouro, um vídeo especial fez referência ao que esperamos do futuro do Palmeiras, considerado o Campeão do Século XX e que continua honrando a sua história no século XXI. Neste novo milênio, o Verdão conquistou um Campeonato Paulista (2008), duas Copas do Brasil (2012 e 2015) e um Campeonato Brasileiro (2016).

Parceiras do Palmeiras desde 2015 e fundamentais para o crescimento do clube nos últimos anos, a Crefisa e a Faculdade das Américas (FAM) também foram homenageadas pelo Verdão. Uma placa de agradecimento foi entregue a José Roberto Lamacchia e Leila Pereira, proprietários das duas empresas.

“Vocês estão ajudando no presente para construir o futuro da Sociedade Esportiva Palmeiras. Esta é uma homenagem para pessoas que acreditaram em nosso projeto, acreditaram em nossa camisa e acreditaram nas pessoas que estão administrando o clube. Em nome de toda a torcida do Palmeiras, o nosso muito obrigado”, declarou Maurício Galiotte.

Ao fim da cerimônia, o jantar foi servido aos convidados. Em seguida, um grupo de tenores encantou a todos que estavam presentes no Espaço das Américas. Uma atração musical ficou responsável por animar os palmeirenses até o fim da celebração.


Fonte: Site Oficial
Postagem Anterior Próxima Postagem