Gerente do Palmeiras explica mudanças que renderam sucesso na base

Resultado de imagem para cicero souza palmeiras"

Nos últimos dois anos, as categorias de base do Palmeiras conquistaram mais de 50 títulos e promoveram sete atletas ao elenco profissional de Vanderlei Luxemburgo. Em 2020, Gabriel Veron, Gabriel Menino, Patrick de Paula, Wesley, Angulo, Alanzinho e Lucas Esteves compõem, e estão ganhando chances, no time de cima.

Em entrevista à Gazeta Esportiva, o gerente de futebol do Alviverde Cícero Souza, desde 2014 no clube, explicou as mudanças implementadas na base palmeirense nas últimas temporadas.

“É o papel do gestor traçar a ideia de futebol de cada clube. O profissional e a base caminham juntos, e infelizmente, na maioria dos clubes brasileiros existe um muro – de um lado trabalha a equipe profissional, do outro a equipe de base; sem processos integrados, sem metodologias integradas, sem uma visão mais ampla”, contou.

LEIA TAMBÉM: Últimas Notícias do Palmeiras Atualizadas

Além da integração entre base e profissional, mais quatro fatores foram destacados pelo dirigente: investimento em infraestrutura; contratação de um corpo técnico qualificado; aumento da exposição; e a ideia clara, por parte do clube, do tipo de jogador que quer revelar.



“O que foi feito no Palmeiras foi o que todos os clubes deveriam fazer: valorizar a estrutura. Precisou-se trabalhar um pouco na estrutura de Guarulhos e uma série de contratações chaves”, explicou.

"Contratação de um coordenador de base específico e com expertise para isso; contratação de olheiros e observadores com expertise; a qualificação das comissões técnicas; a visão macro de fazer as categorias de base excursionarem, principalmente para conhecerem outros modelos e também agregar em valor de mercado com a sua exposição, o Palmeiras por exemplo conseguiu fazer vendas com isso”, seguiu o dirigente.

“E acima de tudo, uma ideia de qual jogador você quer formar. Esse é o papel do gestor nesse momento em relação às categorias de base e que eu acho que muitos clubes do Brasil ainda precisam despertar para”, concluiu.

Presidente da Abex (Associação Brasileira de Executivos de Futebol), o dirigente participou da mesa Uma nova gestão para uma nova indústria – O(a) executivo(a) como profissão regulamentada, no Congresso de Futebol das Américas, realizada na última semana de janeiro.

Palmeiras, verdão, alviverde, Alianz Parque, CT da barra funda, paulista, libertadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Vanderlei Luxemburgo, técnico,
Postagem Anterior Próxima Postagem