Gustavo Gómez agrada e ganha espaço, mas boa fase de titulares é obstáculo


Foto: César Greco

A presença de Gustavo Gómez no banco de reservas do Palmeiras no jogo contra o Cerro Porteño pela Libertadores, na última quinta-feira (30), foi mais um sinal do espaço que o paraguaio tem ganhado no elenco desde sua chegada. Contratado do Milan para "chegar e resolver", ele tem agradado tanto a torcida como a comissão técnica. Para virar titular, porém, ele ainda precisar superar a ótima fase vivida por Antônio Carlos e Edu Dracena.
A defesa do Palmeiras sempre foi apontada como o principal ponto fraco do time na temporada. Thiago Martins começou o ano como titular, mas perdeu a vaga para Edu Dracena ainda nos primeiros meses de Roger Machado no comando e recentemente foi emprestado ao futebol japonês. Já Antônio Carlos, apesar de uma boa regularidade ao longo do ano, ficou marcado por falhas cruciais, como na final do Campeonato Paulista contra o Corinthians e no jogo em casa da Libertadores contra o Boca Juniors. 

Preocupada com o nível da zaga, a diretoria palmeirense sempre pensou em trazer um reforço de mais peso desde a saída de Yerry Mina para o Barcelona em janeiro. O objetivo foi cumprido só no final de julho com a chegada de Gómez, que já havia sido oferecido no começo do ano, quando o negócio não andou pelos valores envolvidos e pelo modelo do negócio. A chegada de Felipão, porém, mudou totalmente o quadro.

Se antes o Palmeiras sofria gols evitáveis e penava para conseguir se manter à frente do placar, agora o time ostenta uma série de apenas um gol sofrido em nove jogos – e foi com um jogador a menos, em uma tentativa de cruzamento do lateral Arzamendia, do Cerro Porteño. Toda a equipe tem jogado de forma mais cautelosa, com os volantes subindo pouco ao ataque, os laterais se revezando no apoio e os atacantes ajudando muito sem a bola. desempenho dos zagueiros também subiu de nível. 

Antônio Carlos, em particular, tem feito algumas de suas melhores apresentações com a camisa do Palmeiras em jogos recentes, enquanto Dracena também tem mantido um bom nível, com sua falta de velocidade menos exposta graças à proteção defensiva maior que Felipão implantou à equipe. Nesse cenário, Gustavo Gómez tem atuado apenas quando o time reserva é escalado no Campeonato Brasileiro. 

Nos três jogos que fez até aqui pelo alviverde, contra Vasco, Vitória e Internacional, o paraguaio chamou atenção principalmente pela imposição física, ganhando duelos corpo a corpo pelo alto, e pelo bom posicionamento. A impressão é tão boa que ele parece já ter passado à frente de Luan, que recentemente foi muito elogiado por Felipão. Já os outros dois zagueiros do elenco profissional, Pedrão e Nico Freire, ainda não fizeram nenhum jogo oficial na temporada. 

Gómez vai receber mais uma oportunidade como titular, novamente ao lado de Luan, na partida contra a Chapecoense neste domingo (2), pelo Campeonato Brasileiro, quando Felipão deve novamente escalar uma equipe alternativa. Será mais uma chance para o camisa 15 impressionar o treinador e a torcida enquanto aguarda a chance na equipe ideal. Seu contrato de empréstimo com o Palmeiras vai até o meio de 2019.
Fonte: UOL
Postagem Anterior Próxima Postagem