Palmeiras x Cerro Porteño-PAR: informações, curiosidades e histórico do confronto


Foto: Divulgação/Internet

Palmeiras x Cerro Porteño-PAR

Competição: Conmebol 

Libertadores – Oitavas de final

Data e horário: 30/08/2018 – 21h45

Estádio: Allianz Parque

Transmissão: Sportv

O Palmeiras encerrou na tarde desta quarta-feira (29), na Academia de Futebol, a preparação para o confronto com o Cerro Porteño-PAR, na quinta (30), no Allianz Parque, às 21h45, pela partida de volta das oitavas de final da Conmebol Libertadores.
O técnico Felipão comandou uma atividade tática e aprimorou fundamentos como marcações, bolas aéreas, transições, entre outras coisas. Marcos Rocha realizou um trabalho individual na parte interna, e a dupla Guerra e Gustavo Scarpa fizeram recondicionamento físico.

Se atuar contra o Cerro Porteño-PAR, nesta quinta-feira (30), o atacante Willian completará 100 jogos com a camisa do Palmeiras. Contratado pelo clube no início de 2017, o jogador marcou 31 gols. Neste ano, o dono da camisa 29 entrou em campo 46 vezes – é o atleta com mais jogos na temporada do elenco palestrino – e balançou as redes 14 vezes.

TIME BRASILEIRO COM MAIS EDIÇÕES DISPUTADAS DA LIBERTADORES
O Palmeiras se tornou neste ano, ao lado de Grêmio e São Paulo, o clube brasileiro com mais participações no torneio continental. Foram 18 edições até aqui.

PRIMEIRO TIME BRASILEIRO FINALISTA DA LIBERTADORES
O Palmeiras carrega a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS NA HISTÓRIA DA LIBERTADORES
O Palmeiras é o clube brasileiro com mais gols na história da Conmebol Libertadores. Ao longo de 18 edições, o Verdão marcou 303 vezes. A equipe palestrina ocupa a décima colocação do ranking geral de clubes, considerando times estrangeiros, neste quesito. O líder é o River Plate, com 541 bolas na rede.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS NA TEMPORADA 2018
De quebra, o Maior Campeão do Brasil possui ainda, dentre os 20 clubes da Série A, o maior número de gols marcados: são 81 ao todo, três a mais do que o Grêmio (78). São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). As estatísticas são do FutDados.

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA 2018
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano, o Palmeiras é o time dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão que acumula mais vitórias na temporada de 2018: são 30 ao todo (em 50 partidas) – três a mais do que o Cruzeiro, segundo da lista, com 27 triunfos.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR APROVEITAMENTO DE PONTOS NA TEMPORADA 2018
Em aproveitamento de pontos, as 30 vitórias e os 12 empates do Palmeiras nos 50 jogos disputados (não contam amistosos) representam 68%, número que também torna o Verdão o primeiro colocado neste quesito, à frente do vice-líder Flamengo (64,5%). As estatísticas são do FutDados.

TIME QUE MENOS PERDEU NA TEMPORADA 2018
Levando em conta partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos), o Palmeiras é o time que menos perdeu na temporada. São apenas oito reveses sofridos em 50 jogos, ao lado de Flamengo e Internacional. No percentual de derrotas sofridas, o Palmeiras lidera o ranking, sendo dono da mais baixa média de resultados negativos: 16%, contra 17,02% do Flamengo e 20% do Internacional. As estatísticas são do FutDados.

DEFESA QUE NINGUÉM PASSA
Diante do Internacional (empate em 0 a 0), no último domingo (26), o Verdão alcançou a impressionante marca de nove jogos sem sofrer gols. Este é o segundo maior recorde da história do clube neste quesito e foi repetido em quatro oportunidades: 1969, 1973, 1987 e 2018. Em 1987, o Palmeiras ficou um total de 12 jogos sem ser vazado, maior sequência intransponível do clube em seus 104 anos de existência.

ATLETAS CAMPEÕES DA LIBERTADORES
O Palmeiras conta com cinco atletas campeões da Libertadores em seu elenco. São eles: Edu Dracena, pelo Santos, Marcos Rocha, pelo Atlético Mineiro, Willian, pelo Corinthians, e Miguel Borja e Alejandro Guerra, ambos pelo Atlético Nacional-COL. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari, pelo Palmeiras, conquistou o título em 1999.

LUIZ FELIPE SCOLARI: TÉCNICO NUNCA FOI DERROTADO NO PALESTRA ITALIA PELA LIBERTADORES
Nesta quinta-feira (30), contra o Cerro Porteño-PAR, o técnico Luiz Felipe Scolari voltará a comandar uma partida válida pela Libertadores no Palestra Italia / Allianz Parque. Ao longo de suas duas passagens anteriores pelo clube, o treinador orientou o time verde e branco 10 vezes no local e nunca foi derrotado – foram oito vitórias e dois empates. Curiosamente, o primeiro triunfo foi justamente diante do Cerro Porteño-PAR, em 1999, por 2 a 1. Foi o segundo jogo de Felipão no estádio – o primeiro havia sido contra o Olímpia-PAR e terminou empatado em 1 a 1.

LUIZ FELIPE SCOLARI: ÚLTIMO JOGO DO TÉCNICO NO PALESTRA ITALIA PELA LIBERTADORES
A última partida de Luiz Felipe Scolari no comando técnico do Palmeiras no estádio Palestra Italia pela Libertadores aconteceu no dia 25 de maio de 2000, pelas quartas de final da competição continental, contra o Atlas, do México. Naquela oportunidade, o Verdão venceu por 3 a 2, com gols de Rogério, Marcelo Ramos e Taddei.

MIGUEL BORJA: ATACANTE PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 27 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos. O jogador precisa de mais duas bolas na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80, e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu, com 49 gols, e Willian Bigode, com 31.

MIGUEL BORJA: ATACANTE É 9º ESTRANGEIRO COM MAIS GOLS PELO CLUBE
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de estrangeiros com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 9ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

MIGUEL BORJA: VICE-ARTILHEIRO DA CONMEBOL LIBERTADORES
Considerando os duelos válidos pela Conmebol Libertadores 2018, o jogador colombiano possui mais gols do que jogos: disputou sete partidas e enfiou oito bolas na rede, com a incrível média de 1,14 gol por partida! Não à toa, o atleta é o vice-artilheiro do Continental, atrás apenas de Wilson Morelo, com nove (vale lembrar, entretanto, que o time de Morelo, o Independiente Santa Fé-COL, foi eliminado na primeira fase).

DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE
O camisa 7 palmeirense detém várias marcas importantes com a camisa do Verdão, como a de atleta com maior número de partidas no Allianz Parque (89), com mais vitórias na arena (64 triunfos), o maior artilheiro (com 24 gols) e também o maior garçom (22 assistências). Em todas as vezes em que o atacante fez gols no estádio, o Palmeiras jamais saiu de campo derrotado.

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 17 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima (com dez passes a gol)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (46 partidas)

PALMEIRAS X CERRO PORTEÑO: RETROSPECTO GERAL DE PARTIDAS
O duelo entre Palmeiras e Cerro Porteño-PAR, na próxima quinta-feira (30), no Allianz Parque, será o 11º encontro entre as duas equipes ao longo da história. Nos dez jogos já disputados, o Verdão possui ampla vantagem no retrospecto ante o rival paraguaio, com cinco vitórias contra uma única derrota – além de outros quatro empates (24 gols marcados e dez sofridos).

PALMEIRAS X CERRO PORTEÑO: RETROSPECTO DE PARTIDAS NA LIBERTADORES
Antes de 2018, os caminhos de Palmeiras e Cerro Porteño-PAR já haviam se cruzado outras quatro edições de Libertadores: 1999, 2001, 2005 e 2006 (todas as partidas disputadas pelos dois clubes nesses anos foram válidas pela fase de grupos, com jogos de ida e volta). Já considerando a edição atual, são, no total, nove partidas contra o rival paraguaio no mais importante torneio das Américas, com quatro vitórias alviverdes, quatro empates e um revés.

PALMEIRAS X CERRO PORTEÑO: RETROSPECTO DE PARTIDAS NO PALESTRA ITALIA / ALLIANZ PARQUE
Se computados apenas os jogos disputados no Palestra Italia (que desde 2014 figura como Allianz Parque), palco do encontro da partida desta quinta-feira (30), são quatro jogos disputados, com duas vitórias palmeirenses, um empate e uma vitória da equipe do país vizinho. Em seus domínios, o Verdão balançou as redes adversárias nove vezes e foi vazado em seis oportunidades.
Fonte: Site Oficial
Postagem Anterior Próxima Postagem