Palmeiras x Botafogo: informações, curiosidades e histórico do confronto


Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Palmeiras x Botafogo
Competição: Campeonato Brasileiro – 20ª rodada
Data e horário: 22/08/2018 – 21h
Estádio: Allianz Parque
Transmissão: Premiere
O Verdão treinou na tarde desta terça-feira (21), na Academia de Futebol, e finalizou a preparação para o duelo com o Botafogo, na quarta (22), às 21h, no Allianz Parque, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O técnico Felipão e sua comissão comandaram uma atividade tática. O resto do elenco, no campo ao lado, realizou trabalhos técnicos. O meio-campista Jean, recuperado de um desconforto muscular, deu sequência ao processo de transição com a preparação física.

Com o triunfo por 3 a 0 sobre o Vitória, no último domingo (19), o Palmeiras alcançou a marca de sete jogos sem sofrer gols. Foi a primeira vez desde 1992 que a equipe palestrina permaneceu tantos jogos sem ser vazado de forma consecutiva - a série já havia acontecido em outras três oportunidades na história do clube (entre 1971 e 1972, em 1978 e em 1989), totalizando cinco vezes.

Se passar em branco contra o Botafogo, o time comandado por Luiz Felipe Scolari irá igualar a série de oito jogos sem gols sofridos imposta em 1965. O maior recorde da história do clube é de 12 jogos intransponível, conquistado em 1987.

TIME BRASILEIRO QUE MAIS VENCEU NA TEMPORADA
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano, o Palmeiras é o time dentre todos os que compõem Série A do Brasileirão que acumula mais vitórias na temporada de 2018: são 29 ao todo (em 48 partidas) – três a mais do que o Cruzeiro, segundo da lista, com 26 triunfos. Em aproveitamento de pontos, isso representa 68,1%, número que também torna o Verdão o primeiro colocado neste quesito, à frente do vice-líder Flamengo (64,4%). As estatísticas são do FutDados.

TIME BRASILEIRO COM A MELHOR MÉDIA DE GOLS
Levando em conta apenas competições oficiais (e não amistosos), o Verdão possui a melhor média de gols dentre os times da Série A na temporada de 2018: 1,65 por jogo, logo à frente do Atlético-MG, segundo colocado no quesito, com 1,56, e Grêmio, 1,53. As estatísticas são do FutDados.

TIME BRASILEIRO COM MAIS GOLS MARCADOS
De quebra, o Maior Campeão do Brasil possui ainda, dentre os 20 clubes da Série A, o maior número de gols marcados: são 79 ao todo, quatro a mais do que o Grêmio (75). São considerados gols marcados apenas em partidas válidas por competições oficiais (estaduais, nacionais e continentais, por exemplo, e não eventuais jogos amistosos). As estatísticas são do FutDados.

TIME BRASILEIRO COM MENOR MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS
Dos 20 clubes que hoje estão na Série A do Brasileiro, nenhum possui uma média de gols sofridos tão baixa quanto o Palmeiras considerando jogos de toda a temporada – exceto amistosos. Com 31 gols sofridos em 48 partidas, o Alviverde tem média de 0,65 por jogo, seguido do Internacional, segundo colocado, com 0,66. Vale lembrar que o Verdão não sabe o que é ser vazado nos últimos sete jogos, algo que não acontecia no clube desde 1992! As estatísticas são do FutDados.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR SALDO DE GOLS
Considerando as partidas disputadas por qualquer campeonato neste ano, o Maior Campeão do Brasil é o time nacional que possui o melhor saldo de gols, que é de 48 (ou seja, marcou 79 gols e sofreu 31). O cálculo não leva em conta eventuais amistosos disputados; as estatísticas são do FutDados.

INVENCIBILIDADE CONTRA TIMES CARIOCAS EM SÃO PAULO
Se não for derrotado pelo Botafogo nesta quarta-feira (22), no Allianz Parque, o Palmeiras alcançará a marca de 10 partidas de invencibilidade contra times cariocas na cidade de São Paulo. Nos últimos nove jogos contra equipes do Rio de Janeiro, o Verdão venceu em sete oportunidades e empatou dois duelos. Os triunfos foram contra Botafogo (duas vezes), Fluminense (duas vezes), Vasco da Gama (duas vezes) e Flamengo (uma vez), enquanto as duas igualdades foram contra o Flamengo.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO DE JOGOS
Desde que chegou ao Palmeiras para sua terceira passagem no comando técnico do clube, o treinador Luiz Felipe Scolari orientou a equipe em cinco partidas. Foram quatro vitórias e um empate, com sete gols marcados e nenhum sofrido. Considerando as outras duas vezes em que o profissional esteve no Palestra Italia, o retrospecto geral é de 413 jogos, 196 triunfos, 112 empates e 105 derrotas.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO DE JOGOS NO PALESTRA ITALIA / ALLIANZ PARQUE
O técnico Luiz Felipe Scolari já comandou o Palmeiras no Palestra Italia / Allianz Parque em 92 oportunidades. Foram 64 vitórias, 19 empates e nove derrotas. O Verdão marcou 230 gols e foi vazado 99 vezes. Em 1999, sob comando de Felipão, o time alviverde venceu o Botafogo, adversário desta quarta-feira (22), por 6 a 0 - os gols foram marcados por Asprilla (2), Cléber, Aguinaldo, Pena e Evair.

DUDU: 50 GOLS COM A CAMISA DO PALMEIRAS
O atacante palmeirense marcou o terceiro gol da equipe no triunfo por 3 a 0 sobre o Vitória, no último domingo (19), em Salvador, e alcançou a expressiva marca de 50 gols com a camisa palestrina. Foram 16 bolas na rede em 2015, nove em 2016, 16 em 2017 e, até aqui, nove em 2018. Ele ocupa a segunda colocação no ranking de atletas que mais marcaram pelo Verdão neste século – está atrás apenas de Vágner Love, com 54 tentos – e a 55ª posição na lista dos maiores artilheiros da história do clube – o próximo alvo do dono da camisa 7 é a dupla Oswaldinho e Villadonica, que fizeram 51 gols.

DUDU: ARTILHEIRO DO PALMEIRAS NA ERA DO CAMPEONATO BRASILEIRO POR PONTOS CORRIDOS
Dos 50 gols marcados pelo atacante, 29 foram válidos pelo Campeonato Brasileiro. Ele ocupa o posto de maior artilheiro do Palmeiras na história da competição disputada no sistema de pontos corridos (desde 2003). Dudu está no clube desde a temporada 2015.

DUDU: CRAQUE DO ALLIANZ PARQUE
O atacante Dudu lidera estatísticas importantes na história da arena palmeirense, inaugurada em 2014. Dudu é o atleta com mais partidas no Allianz Parque (88 embates), o que mais venceu (63 triunfos), o maior artilheiro (24 gols) e o principal garçom (21 assistências).

MIGUEL BORJA: ATACANTE PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 27 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos. O jogador precisa de mais duas bolas na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80, e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu, com 49 gols, e Willian Bigode, com 31.

MIGUEL BORJA: ATACANTE É 9º ESTRANGEIRO COM MAIS GOLS PELO CLUBE
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de estrangeiros com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 9ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

BRUNO HENRIQUE – MAIS MINUTOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O meio-campista Bruno Henrique segue como dono do posto de jogador do elenco alviverde com mais minutos disputados no Brasileiro de 2018: o camisa 19 acumula 1483 ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 17 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima (com nove passes a gol)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (44 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos na temporada: Dudu (3581 min)
>>> Jogador(es) com mais atuações no Brasileiro: Bruno Henrique e Lucas Lima (16 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos no Brasileiro: Bruno Henrique (1436 min)

PALMEIRAS X BOTAFOGO: RETROSPECTO GERAL
O Allianz Parque recebe nesta quarta-feira (22) um dos maiores clássicos Rio-São Paulo: o confronto Palmeiras e Botafogo, que se repetirá pela 117ª vez. Nos 116 duelos já disputados pelas equipes anteriormente, o Verdão leva vantagem, com 44 vitórias contra 34 triunfos botafoguenses – os outros 38 embates terminaram com igualdade no placar. O saldo de gols também é favorável ao Maior Campeão do Brasil, que balançou as redes alvinegras 172 e foi vazado em outras 149 ocasiões.

PALMEIRAS X BOTAFOGO: RETROSPECTO NO PALESTRA ITALIA / ALLIANZ PARQUE
Considerando todas as transformações físicas pelas quais o estádio esmeraldino passou, nas décadas de 30, 60 e, mais recentemente, em 2014, quando se transformou em uma moderníssima arena, o Alviverde possui ampla vantagem sobre o rival: em 29 jogos, são 16 vitórias, oito empates e apenas cinco reveses, com 50 gols marcados contra 25 sofridos.

PALMEIRAS X BOTAFOGO: RETROSPECTO NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Palmeiras também leva vantagem sobre o Botafogo em jogos de Brasileirão, como no caso desta quarta-feira (22). Em 55 duelos na história, são 23 vitórias, 18 empates e 14 derrotas. O primeiro encontro entre as duas agremiações no Nacional aconteceu em 1967, empate por 0 a 0 – o torneio, à época, era denominado Roberto Gomes Pedrosa. E, curiosamente, o Alviverde saiu como campeão daquela edição (foi o 2º título dos nove que hoje possui). Em confronto direto, o Palmeiras levou a melhor na final do Brasileirão de 1972 – o empate em 0 a 0 garantiu o título ao Verdão após somar mais pontos na primeira fase do torneio.
Fonte: Site Oficial
Postagem Anterior Próxima Postagem