O que o Palmeiras precisa melhorar após a Copa do Mundo

Elenco do Verdão volta a treinar na próxima segunda-feira, dia 25, na Academia de Futebol

A reapresentação do Palmeiras será somente na próxima segunda-feira, dia 25 de junho. Mas a equipe já sabe que tem pontos a evoluir para chegar em alta para a fase decisiva do Campeonato Brasileiro, da Libertadores e da Copa do Brasil.

Roger Machado e seus auxiliares no Palmeiras (Foto: Felipe Zito)
Uma das principais críticas ao Verdão é a irregularidade. Depois de 12 rodadas, o time acumulou vitórias expressivas e tropeços inesperados, o que o impediu de se aproximar das primeiras colocações do Brasileirão – os palmeirenses estão na sexta posição, com 19 pontos, oito atrás do líder Flamengo.

O assunto é realidade entre atletas e também na comissão técnica. Após o empate contra o Flamengo, na última rodada antes da paralisação no calendário brasileiro por causa da Copa, Roger Machado afirmou que ainda busca um equilíbrio para a formação palmeirense.

– Os momentos de instabilidade vão existir sempre. Um mês se caracteriza de um time, outro mês um time ascende e o outro diminui de ritmo, natural de uma temporada longa. O que a gente procura sempre é regularidade. Não vejo questão emocional envolvida. Posso citar questão da eficiência nesses momentos, a tomada de decisão, escolher o melhor passe, o melhor gesto para efetuar uma finalização. A maturidade de um grupo vai se formando nesses momentos. O que a gente quer é encontrar esse equilíbrio – avaliou o treinador do Verdão.

– Nos últimos quatro jogos, duas vitórias e dois empates. Dos adversários que estão na nossa frente hoje, nós vencemos, com exceção do jogo de hoje (contra o Flamengo). Há o que corrigir, não tenha dúvida. Precisamos encontrar esse equilíbrio, sim. Porém, acredito que estamos fazendo grandes jogos. Em alguns momentos a gente perde o controle do jogo, e os adversários acabam se beneficiando desse momento – completou.

Como citou Roger Machado, o Palmeiras está há quatro rodadas sem ser derrotado no Brasileirão. A pontuação da equipe no torneio só não é melhor por causa do desempenho como mandante – foi na arena que o time empatou sem gols com a Chapecoense e foi derrotado pelo Sport.

O Verdão fez 38 jogos na temporada, 19 em casa e outras 19 fora. O desempenho como mandante (61,4%, com dez vitórias, cinco empates e quatro derrotas) é inferior ao retrospecto como visitante (73,6%, com 13 vitórias, três empates e três derrotas).

Mesmo garantido nas quartas de final da Copa do Brasil e classificado para o mata-mata da Libertadores com a melhor campanha geral da fase de grupos, o time palmeirense ainda precisa melhorar o seu poder de decisão. Durante os jogos e, principalmente, nos duelos eliminatórios.

No ano passado, os palmeirenses foram surpreendidos e eliminados pelo Barcelona de Guayaquil, nas oitavas da Libertadores. Neste ano, o adversário na mesma fase será o Cerro Porteño, do Paraguai, depois de o Verdão sobrar em um grupo considerado "da morte", contra Boca Juniors, Junior Barranquilla e Alianza Lima.

Na Copa do Brasil, o Verdão saiu perdendo contra o América-MG e empatou na segunda etapa para garantir a classificação para as quartas – o time de Roger Machado havia vencido o jogo de ida, em Belo Horizonte. No Paulistão, a equipe perdeu o título paulista em casa, após sair na frente na decisão contra o Corinthians.

Depois da reapresentação, no dia 25, o Palmeiras seguirá viagem para o Panamá e para a Costa Rica, onde disputará três amistosos. O retorno ao Brasil será no dia 9 de julho. Na retomada do Campeonato Brasileiro, o Verdão terá pela frente Santos (fora), Atlético-MG (casa), Fluminense (fora) e Paraná (casa) até o fim de julho.
Fonte: Globo Esporte
Postagem Anterior Próxima Postagem