Palmeiras jamais levou virada do Corinthians em mata-matas

O Palmeiras tem uma vantagem histórica para acreditar ainda mais na conquista do Campeonato Paulista no próximo domingo, dia 8, quando voltará a encontrar o Corinthians, mas desta vez no Allianz Parque. Sempre que venceu o primeiro jogo do confronto, o time alviverde jamais viu o arquirrival reverter a vantagem.
No último sábado, o Palmeiras venceu por 1 a 0, na Arena Corinthians, e está a um empate de conquistar seu 23º título estadual. Revés por contagem mínima levará a decisão para os pênaltis. Somente uma derrota por dois ou mais gols dará a taça ao Corinthians.
Palmeiras e Corinthians já se encontraram em jogos de mata-mata, valendo vaga ou decidindo título, em 19 ocasiões. Destas apenas cinco foram em jogo único. Já as outras 14 tiveram duas partidas, sendo que em quatro ocasiões o time alviverde venceu a primeira. E isso foi o suficiente para fazer a torcida palmeirense celebrar no final das disputas.
A primeira vez que isso ocorreu foi em 1951, quando os rivais decidiram o Torneio Rio-São Paulo. Apesar de a competição ser disputada em pontos corridos, Corinthians e Palmeiras terminaram empatados com dez pontos, o que forçou a realização de dois jogos extras para definir o título.
No dia 8 de abril, o Palmeiras venceu por 3 a 2, no Pacaembu, com gols de Liminha, Homero e Aquiles. Colombo e Jackson fizeram para o Corinthians. Na partida seguinte, em 11 de abril, o time alviverde venceu novamente no Pacaembu. Dessa vez por 3 a 1, com tentos de Jair Rosa Pinto (duas vezes) e Aquiles. Luizinho descontou para os alvinegros, que ficaram com o vice.
Demorou 42 anos para o Palmeiras voltar a vencer o Corinthians no primeiro duelo de um mata-mata. Foi em 1993 também na decisão do Torneio Rio-São Paulo, que voltou a ser disputado após um hiato de 27 anos. Edmundo marcou os dois tentos do triunfo por 2 a 0, no Pacaembu, em 4 de agosto. Um empate sem gols, em 7 de agosto, no mesmo estádio, confirmou o título alviverde.
A terceira vez que o Palmeiras saiu vencedor no primeiro confronto eliminatório foi em 1994 nas finais do Campeonato Brasileiro. Bateu o Corinthians por 3 a 1, no Pacaembu, em 15 de dezembro, com tentos de Rivaldo (duas vezes) e Edmundo. Marques descontou. Um empate por 1 a 1, no mesmo estádio, em 18 de dezembro, com tentos de Marques e Rivaldo, deu aos palmeirenses o título nacional.
A última vez que os alviverdes venceram o primeiro duelo eliminatório foi pelas quartas de final da Copa Libertadores de 1999. Aliás por pouco aquela não foi a única vez em que o Corinthians reverteu o placar desfavorável do primeiro. O time do Parque São Jorge parou nos pênaltis e em um novo santo do futebol nacional, São Marcos.
O Palmeiras venceu o primeiro confronto por 2 a 0, no Morumbi, em 5 de maio, com tentos de Oséas e Rogério, mas perdeu pelo mesmo placar, no mesmo estádio, em 12 de maio, com gols de Edílson e Ricardinho.
Na decisão por pênaltis, os palmeirenses acertaram as quatro cobranças (Arce, Evair, Rogério e Zinho, respectivamente) e os corintianos converteram apenas duas (Rincón e Silvinho). Dinei acertou a trave e Marcos defendeu a cobrança de Vampeta.
Gazeta Press

QUANDO O PALMEIRAS VENCEU O 1º JOGO

Torneio Rio-São Paulo 
1951 - Palmeiras x Corinthians (3x2 e 3x1), final
1993 - Palmeiras x Corinthians (2x0 e 0x0), final
Campeonato Brasileiro 
1994 - Palmeiras x Corinthians (3x1 e 1x1), final
Copa Libertadores 
1999 - Palmeiras x Corinthians (2x0 e 0x2; 4x2 nos pênaltis), quartas de final
FONTE: ESPN
Postagem Anterior Próxima Postagem