Melhora após intervalo e gol de Borja deixam Roger satisfeito em vitória do Palmeiras


Foto: Cleber Akamine

Quem assistiu apenas ao segundo tempo da vitória sobre o Botafogo, neste domingo, pode achar que o Palmeiras dominou o time da casa o tempo todo, em Ribeirão Preto. Mas não foi assim: apesar do placar de 1 a 0, a equipe de Roger Machado foi inferior nos 45 minutos iniciais.
A melhora definitiva de produção foi fruto de uma conversa no intervalo. Depois de ver o Botafogo levar mais perigo na primeira etapa, o técnico palmeirense cobrou que seus jogadores dessem menos espaço, procurassem maior aproximação nos passes e finalizassem mais.

– A gente tem que ter uma equipe equilibrada. O segundo tempo, no ponto de vista desse equilíbrio, foi muito forte. Sofremos menos porque controlamos melhor os espaços – disse Roger, que iniciou as correções na parada para hidratação da etapa inicial.

– Quando a gente teve as invertidas ou as bolas entraram, conseguimos avançar e chegar no terço final do campo. Principalmente depois da parada conseguimos corrigir esse movimento. Depois ficamos com o controle, que continuou no segundo tempo. Podendo no final, com uma formação diferente, ter encaixado uma bola a mais que definiria a partida em um placar maior.

Satisfeito pela mudança, o treinador também se disse feliz por ter sido Miguel Borja o autor do gol. O centroavante, que tem contribuído taticamente fora da área, seu lugar predileto, balançou a rede depois de um desarme de Willian, com quem tabelou até o momento do chute.

– Para mim, é muito importante porque reforça o que tenho conversado com o Borja sobre a participação nos dois momentos do jogo. Quando jogadores do ataque participam ativamente do processo defensivo, invariavelmente eles são recompensados com chances de gols. Uma proporção ideal é que eu consiga ter 70% das ações defensivas e 30% dos jogadores da frente. Quando essa razão acontece, o percentual de vitória aumenta. Esses jogadores de frente contribuem para uma retomada na hora de atacar. Era importante que ele fizesse gol para confirmar o que a gente vem dizendo – avaliou.

– Ele tem principalmente as pequenas diagonais em velocidade, entre os dois zagueiros, para que ele consiga finalizar. O que eu desejo é que justamente com essa aproximação do Borja para a construção do jogo, a gente também possa ter ele como apoio, para que a gente ganhe espaço no campo adversário e fazer ela parar ali no jogo apoiado.
Fonte: Globoesporte.com
Postagem Anterior Próxima Postagem