Falso 9 passa a ser mais uma opção para o ataque do Palmeiras - Nação Palmeirense - Blog da Torcida Palmeirense Falso 9 passa a ser mais uma opção para o ataque do Palmeiras - Nação Palmeirense - Blog da Torcida Palmeirense

Falso 9 passa a ser mais uma opção para o ataque do Palmeiras

Compartilhe nas redes sociais!

Gostou? Deixe seu curtir




Desde que retornou ao futebol brasileiro, em 2012, Rafael Marques tem convivido com perguntas sobre sua preferência tática. Com 1,90m de altura, o atleta chegou a atuar como referência do ataque durante sua primeira passagem pelo Verdão, em 2003, mas, ao longo da carreira construída principalmente fora do Brasil, aprimorou a característica de meio-campista ofensivo.
Mesmo com a preferência de atuar na armação, Rafael Marques chegou a ser utilizado no ataque em algumas oportunidades durante a temporada passada. E, depois de marcar 15 vezes e fechar 2015 como vice-artilheiro da equipe, ele começa o ano podendo novamente ser opção lá na frente.
– Nos dois jogos que fiz (River Plate e Nacional), entrei como 9. Não é minha função, gosto de jogar aberto ou vindo de trás. Eu me doo muito pela equipe. De 9, é muito difícil marcar ou vir buscar jogada. Se for preciso vou ajudar. É óbvio que não estou acostumado, leva tempo. É muito contato, tem de jogar de costas. Vamos deixar a critério do Marcelo. Se preciso, vou ajudar – afirmou o atleta, em entrevista coletiva na Academia de Futebol.
O Palmeiras de Marcelo Oliveira tem atuado no 4-2-3-1, com variações táticas que permitem ao time uma formação com um meia centralizado e dois atacantes mais próximos da área adversária. Em 2015, Rafael chegou a ser utilizado como meia e ponta principalmente, mas também foi deslocado para o ataque em algumas ocasiões. Este ano, porém, a concorrência pode fazer o atleta pegar o caminho inverso.
No ano passado, Rafael Marques atuou mais aberto pelo lado esquerdo do meio de campo palmeirense (Foto: Reprodução)Em 2015, Rafael Marques atuou mais aberto pelo lado esquerdo do meio de campo palmeirense (Foto: Reprodução)
Para a função de centroavante, o elenco alviverde conta hoje com Lucas Barrios, Alecsandro e Cristaldo. Entre os armadores e atacantes que jogam pelas pontas, a disputa é maior: Robinho, Moisés, Cleiton Xavier, Fellype Gabriel, Régis, Allione, Dudu e Gabriel Jesus. Contratado em dezembro, Erik é outro que também tem características para fazer as duas funções e assim foi utilizado nos amistosos no Uruguai.
Contra o River Plate, do Uruguai, Rafael Marques atuou mais centralizado, mas com liberdade para voltar (Foto: Reprodução)Contra o River Plate, Rafael Marques atuou mais centralizado, mas com liberdade para voltar (Foto: Reprodução)
Contra Libertad e Nacional, o Palmeiras voltou a apresentar dificuldades para trabalhar a bola no meio de campo e criar oportunidades. Questionado sobre a possível carência de um camisa 10 sofrida pelo time, Rafael Marques elogiou as opções atuais do elenco.
– Essa carência que o pessoal sente é daquele jogador que acaba colocando a gente na cara do gol. No começo do ano, o Robinho fez muito isso. O próprio Valdivia fez quando voltou. Hoje temos o Régis. Vejo nele essa característica. No amistoso, ele me deu passe para gol. Temos jogadores, o Cleiton. Basta começar a jogar, ter sequência. E aí acontecer o que aconteceu com o Robinho, e a cobrança por esse camisa 10 vai parar. No futebol é assim. A partir das vitórias, tudo é esquecido – disse o jogador.
Falso 9, Rafael Marques pode atuar ao lado de Barrios, com Dudu mais centralizado (Foto: Reprodução)


Falso 9 passa a ser mais uma opção para o ataque do Palmeiras Falso 9 passa a ser mais uma opção para o ataque do Palmeiras Reviewed by Palestrino Blogueiro on 06:01:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.