Vitória x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto


Foto: Marcos Ribolli

O Palmeiras encerrou na manhã deste sábado (18), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Vitória, no domingo (19), no estádio do Barradão, às 16h, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O técnico Felipão esboçou o provável time titular e ensaiou movimentações, jogadas específicas, bolas aéreas, entre outras coisas.

A partida contra o Vitória deve marcar o retorno do atacante Deyverson ao grupo de atletas relacionados. Ele cumpriu suspensão diante do Bahia, pela Copa do Brasil, e desfalcou a equipe no jogo da última quinta-feira (16). No último compromisso do Verdão válido pelo Campeonato Brasileiro, o dono da camisa 16 marcou o único gol palestrino no triunfo por 1 a 0 sobre o Vasco da Gama. Ele soma 41 duelos e nove bolas na rede pelo clube.

Enquanto isso, o zagueiro Antônio Carlos, titular na partida contra o Bahia, que classificou o Palmeiras às semifinais da Copa do Brasil, atingiu a marca de 49 jogos pelo Alviverde e, se atuar diante do Vitória, alcançará o expressivo número de 50 partidas defendendo o Maior Campeão do Brasil.

Sem sofrer gols nos últimos seis embates – Paraná, Bahia (duas vezes), América-MG, Cerro Porteño e Vasco da Gama –, o Palmeiras igualou recorde alcançado em 2008. A última vez que o time alviverde permaneceu sete vezes intransponível foi em 1992, entre outubro e novembro. A maior série do clube sem ser vazado é de 12 partidas, atingida em 1987.

50 JOGOS DO PALMEIRAS NO ANO
A partida diante do Bahia, na última quinta-feira (16), no estádio do Pacaembu, foi a 50ª do clube na temporada 2018. O retrospecto geral da equipe é de 31 vitórias, 11 empates e oito derrotas. O Verdão marcou 86 gols e foi vazado 31 vezes.

TIME BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS NO ANO
Considerando todas as 20 equipes da série A do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras é o clube com mais vitórias na temporada 2018 (apenas em partidas válidas por competições oficiais). São 28 triunfos (em 47 partidas), enquanto o Cruzeiro, segundo colocado, venceu 26 vezes.

TIME BRASILEIRO COM MELHOR MÉDIA DE GOLS NO ANO
Levando em conta apenas competições oficiais (e não amistosos), o Verdão possui a melhor média de gols dentre os times da Série A na temporada de 2018: 1,63 por jogo, logo à frente do Grêmio, segundo colocado no quesito, com 1,54, e Vitória-BA, 1,53.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO CONTRA O VITÓRIA
O treinador palmeirense, em sua terceira passagem pelo clube, comandou a equipe contra o Vitória em oito oportunidades. Foram quatro triunfos palestrinos, dois empates e duas derrotas. O Verdão marcou 15 gols e foi vazado em 12 oportunidades.

LUIZ FELIPE SCOLARI: ÚLTIMA VEZ NO BARRADÃO
Comandando o Palmeiras, a última vez que Felipão enfrentou o Vitória no Barradão foi em setembro de 2010. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Naquela oportunidade, o Alviverde foi a campo com Deola; Márcio Araújo, Maurício Ramos, Danilo e Rivaldo (Vitor); Edinho, Pierre (Valdivia), Marcos Assunção e Tinga; Kleber e Luan (Tadeu). O gol palestrino foi anotado por Tadeu.

MIGUEL BORJA: ATACANTE PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 27 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos. O jogador precisa de mais duas bolas na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80, e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu, com 49 gols, e Willian Bigode, com 31.

MIGUEL BORJA: ATACANTE É 9º ESTRANGEIRO COM MAIS GOLS PELO CLUBE
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de estrangeiros com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 9ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

DUDU: 55º MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS
Autor do gol da vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Bahia na última quinta-feira (16), pelas quartas de final da Copa do Brasil, o atacante palestrino atingiu a marca de 49 bolas na rede com a camisa 7 do Verdão. Ele é o principal artilheiro do elenco palmeirense – foram 16 tentos em 2015, nove em 2016, 16 em 2017 e, até aqui, oito neste ano. Ele ocupa a 55ª colocação no ranking de maiores artilheiros da história do clube – o próximo alvo de Dudu nesta lista é Oswaldinho e Villadoniga, com 51 tentos.

DUDU: ARTILHEIRO DOS PONTOS CORRIDOS
Dos 49 gols marcados pelo atacante, 28 foram válidos pelo Campeonato Brasileiro. Ele ocupa o posto de maior artilheiro do Palmeiras na história da competição disputada no sistema de pontos corridos (desde 2003). Dudu está no clube desde a temporada 2015.

DUDU: ARTILHEIRO CONTRA O VITÓRIA
Dudu marcou gols contra o Vitória nas duas últimas partidas entre os clubes – foram três ao todo, sendo dois no triunfo por 4 a 2 sobre o time baiano em julho de 2017, no Allianz Parque, e um no revés por 3 a 1, em novembro do mesmo ano, no Barradão.

DUDU: MAIS MINUTOS EM CAMPO NO ANO
Dudu segue como o líder do elenco esmeraldino em minutos disputados: são, ao todo, 3581 minutos em campo entre partidas de Paulista, Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e amistosos, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

BRUNO HENRIQUE: MAIS MINUTOS EM CAMPO NO CAMPEONATO BRASILEIRO
O meio-campista segue como dono do posto de jogador do elenco alviverde com mais minutos disputados no Brasileiro de 2018: são 1436 ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

WILLIAN: ATACANTE É LÍDER DE RANKING DE ATLETAS COM MAIS JOGOS NESTE ANO
O atacante palmeirense lidera o ranking de jogadores que mais atuaram com a camisa do Palmeiras neste ano – são 44 no total. Ele é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, com sete gols marcados.

LUCAS LIMA: GARÇOM DO TIME NO ANO
O dono da camisa 20 palmeirense segue como líder da equipe no ranking de assistências nesta temporada – foram, até aqui, nove passes para gol. O segundo colocado é o atacante Willian, com oito.

ARTUR: ATACANTE NUNCA PERDEU PELO PALMEIRAS
O jovem Artur, de 20 anos, é uma das opções para o ataque palmeirense dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari. O atleta, oriundo das categorias de base do Verdão, soma oito partidas pelo clube e nenhuma derrota (foram quatro vitórias e quatro empates). Vale ressaltar que jogador fez parte do título brasileiro de 2016 no Palmeiras, atuando, inclusive, em um duelo daquela campanha (em 11/12/2016, contra o Vitória-BA, triunfo do Alviverde por 2 a 1).

>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 17 gols)

>>> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima (com nove passes a gol)

>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (44 partidas)

>>> Jogador(es) com mais minutos na temporada: Dudu (3581 min)

>>> Jogador(es) com mais atuações no Brasileiro: Bruno Henrique e Lucas Lima (16 partidas)

>>> Jogador(es) com mais minutos no Brasileiro: Bruno Henrique (1436 min)

PALMEIRAS X VITÓRIA: RETROSPECTO DO CONFRONTO
O confronto se repetirá pela 42ª vez na história. Dos outros 41 jogos já disputados, o Verdão leva ampla vantagem, com 23 triunfos obtidos contra oito da equipe baiana, além de outros dez empates. Ao todo, o Alviverde vazou o rival em 75 ocasiões e sofreu 55 gols.

PALMEIRAS X VITÓRIA: EQUIPES JÁ DECIDIRAM CAMPEONATO BRASILEIRO
Jogos contra o Vitória pelo Brasileirão trazem boas lembranças ao Palmeiras. Foi diante da equipe baiana, em 1993, que o Verdão conquistou o seu 7º título brasileiro (dos nove que hoje possui). A decisão, naquela ocasião, foi disputada no Morumbi, e o Alviverde foi a campo com: Sérgio, Gil Baiano, Antônio Carlos, Cléber (Tonhão) e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Edílson, Zinho, Edmundo e Evair (Sorato). Os gols, do triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, foram marcados pela dupla Evair e Edmundo.

ADVERSÁRIOS DA BAHIA
Além do próprio Vitória, o Palmeiras já enfrentou outras cinco equipes do estado nordestino: Botafogo-BA, Galícia, Vitória da Conquista, Bahia e Ypiranga-BA. No retrospecto estatístico agregado de todos esses clubes contra o Verdão, a vantagem ainda assim é palmeirense, com 53 vitórias contra 19 derrotas em 99 jogos (além de 27 empates). Foram 170 gols marcados e 106 sofridos.
Fonte: Site Oficial
Postagem Anterior Próxima Postagem