Palmeiras x Bahia: informações, curiosidades e histórico do confronto


Foto: Divulgação/Internet

Palmeiras x Bahia
Competição: Copa do Brasil – Quartas de final
Data e horário: 16/08/2018 – 19h15
Estádio: Pacaembu
Transmissão: Sportv
Suspenso: Deyverson

O Palmeiras encerrou na tarde desta quarta-feira (15), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Bahia, na quinta (16), às 19h15, no estádio do Pacaembu, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil.

O técnico Felipão comandou um treino tático e na sequência os jogadores participaram de uma atividade recreativa.

Como a partida de ida do torneio nacional terminou 0 a 0, em Salvador, qualquer vitória simples garante o Palmeiras na próxima fase da competição. Se acontecer novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis. Caso supere o time baiano, o Verdão alcançará a semifinal da Copa do Brasil pela oitava vez – as outras classificações aconteceram em 1992, 1996, 1997, 1998, 1999, 2012 e 2015.
Individualmente, quem pode atingir marca importante é Edu Dracena. Se atuar contra o Bahia, o defensor irá bater os 97 jogos com o manto palestrino e se isolar na oitava colocação do ranking de zagueiros que mais defenderam a camisa do clube neste século – atualmente ele está empatado com Alexandre, com 96. O próximo alvo da lista é o zagueiro Daniel, com 129 partidas.



Já o técnico Luiz Felipe Scolari irá completar 50 jogos no Pacaembu no comando do Palmeiras. Em sua última passagem pelo clube, entre 2010 e 2012, o treinador não contou com o Palestra Italia, já que a casa alviverde passava por reformas, e o campo municipal foi um dos locais mais utilizados pela equipe neste período. Até aqui, o retrospecto é de 20 vitórias, 16 empates e 13 derrotas.

COPA DO BRASIL: RETROSPECTO GERAL DE PARTIDAS
O Palmeiras disputou, ao todo, 147 jogos válidos pela Copa do Brasil. O saldo histórico é positivo, com 83 vitórias, 36 empates e 28 derrotas (286 gols marcados e 147 sofridos). No total, são 23 edições disputadas da competição nacional, já considerando o ano de 2018.

COPA DO BRASIL: EM BUSCA DO TETRACAMPEONATO
Campeão da Copa do Brasil em três oportunidades (1998, 2012 e 2015), o Palmeiras conta atualmente em seu elenco com personagens importantes das conquistas anteriores do torneio nacional. Nas duas primeiras vezes, 1998 e 2012, o técnico era Luiz Felipe Scolari, enquanto em 2015 o atacante Dudu balançou as redes duas vezes na grande final diante do Santos e, nos pênaltis, o goleiro Fernando Prass marcou o gol que garantiu o título ao Verdão.

COPA DO BRASIL: GRANDES NOMES DO PALMEIRAS NA COMPETIÇÃO
O goleiro Marcos é quem mais edições da Copa do Brasil disputou com a camisa do Palmeiras (nove no total e de forma consecutiva). O ex-volante Galeano, por sua vez, é o palestrino que mais vezes jogou (38), enquanto Velloso e o próprio Galeano são os que mais venceram - 22 triunfos. Na galeria dos treinadores, Luiz Felipe Scolari detém o maior número de jogos à frente da equipe alviverde na competição (44), sendo o treinador que mais venceu (26).

COPA DO BRASIL: MAIS GOLS EM UMA EDIÇÃO E MAIOR GOLEADA
Em 1996, o Palmeiras estabeleceu seu recorde de gols em uma mesma edição da Copa do Brasil: foram 26 bolas na rede em nove partidas disputadas (média de 2,8 por jogo). No mesmo ano, o time venceu o Sergipe-SE, fora de casa, por 8 a 0 - o triunfo representa a maior goleada da equipe na história do torneio. Os tentos neste jogo foram anotados por Luizão (4), Djalminha (2), Cafu e Rivaldo.

COPA DO BRASIL: 15 VEZES NAS QUARTAS DE FINAL
O Alviverde disputa pela 15ª vez a fase das quartas de final da Copa do Brasil desde que estreou no torneio, em 1992 – vale lembrar que a Copa do Brasil existe desde 1989. O retrospecto das outras 14 ocasiões em que o Verdão chegou a essa etapa do Nacional aponta total equilíbrio, com sete classificações e sete desclassificações. As edições em que o clube chegou a essa fase foram as de 1992, 1993, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2004, 2010, 2011, 2012, 2015, 2016, 2017 e, agora, 2018.

COPA DO BRASIL: JOGADORES DO ATUAL ELENCO COM MAIS MINUTOS NO TORNEIO
Com 292 minutos cada, Bruno Henrique, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa são os jogadores com mais tempo em campo na Copa do Brasil - eles jogaram todos os minutos das três partidas disputadas na competição até o momento.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO NA COPA DO BRASIL
Comandante de duas das três conquistas do Palmeiras na história da Copa do Brasil (1998 e 2012), Felipão já dirigiu o clube em 44 jogos válidos pela competição nacional. Foram 26 vitórias, 12 empates e apenas seis derrotas. A última partida do treinador em um duelo válido pelo torneio, inclusive, foi a grande final da edição de 2012, contra o Coritiba – o empate em 1 a 1 garantiu o título ao Verdão, já que a equipe havia vencido o embate de ida por 2 a 0.

MIGUEL BORJA: ATACANTE PODE ENTRAR EM TOP 100 HISTÓRICO
Hoje com 27 gols pelo Palmeiras, o colombiano está perto de entrar para o top 100 dos jogadores que mais fizeram gols com a camisa do clube em todos os tempos. O jogador precisa de mais duas bolas na rede para chegar a 29 tentos e, assim, igualar os ex-jogadores Müller, que atuou nos anos 90, Enéas, que defendeu o clube na década de 80 e Dudu (Olegário Tolói de Oliveira), que jogou nos anos 60 e 70, para assim dividir com o trio a 100ª colocação da lista. Neste top 100, do atual elenco, estão Dudu, com 48 gols, e Willian Bigode, com 31.

MIGUEL BORJA: ATACANTE É 9º ESTRANGEIRO COM MAIS GOLS PELO CLUBE
Vale lembrar que o dono da camisa 9 do Maior Campeão do Brasil possui outras marcas curiosas com a camisa do clube, como a de estar no top 10 de estrangeiros com mais gols pela agremiação em todos os tempos (hoje na 9ª posição) e de ter sido o artilheiro do Campeonato Paulista de 2018, algo que aconteceu pela primeira vez nos últimos 105 em se tratando de um estrangeiro – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulista anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.

WILLIAN: ATACANTE É LÍDER DE RANKING DE ATLETAS COM MAIS JOGOS NESTE ANO
O atacante palmeirense lidera o ranking de jogadores que mais atuaram com a camisa do Palmeiras neste ano – são 43 no total. Ele é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, com sete gols marcados.

DUDU: ATANCANTE É LÍDER RANKING DE ATLETAS COM MAIS MINUTOS EM CAMPO NO ANO
Mesmo não tendo atuado diante do Vasco, no último domingo (12), Dudu segue como o líder do elenco esmeraldino em minutos disputados: são, ao todo, 3387 minutos em campo entre partidas de Paulista, Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e amistosos, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

LUCAS LIMA: GARÇOM DO TIME NO ANO
O dono da camisa 20 palmeirense segue como líder da equipe no ranking de assistências nesta temporada – foram, até aqui, nove passes para gol. O segundo colocado é o atacante Willian, com oito.

ARTUR: ATACANTE NUNCA PERDEU PELO PALMEIRAS
O jovem Artur, de 20 anos, é uma das opções para o ataque palmeirense dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari. O atleta, oriundo das categorias de base do Verdão, soma oito partidas pelo clube e nenhuma derrota (foram quatro vitórias e quatro empates). Vale ressaltar que jogador fez parte do título brasileiro de 2016 no Palmeiras, atuando, inclusive, em um duelo daquela campanha (em 11/12/2016, contra o Vitória-BA, triunfo do Alviverde por 2 a 1).

PALMEIRAS X BAHIA: RETROSPECTO GERAL
A partida irá marcar o 52º encontro entre os dois times em toda a história – o Verdão leva vantagem no histórico do confronto, com 27 vitórias contra nove derrotas nos 51 jogos já disputados anteriormente pelos dois esquadrões (outros 15 prélios terminaram empatados).

PALMEIRAS X BAHIA: PRIMEIRO ENCONTRO E MAIOR GOLEADA
O primeiro embate entre as duas agremiações foi um amistoso disputado em 1937, quando o Verdão ainda se chamava Palestra Italia, no Campo da Graça (em Salvador-BA). Na ocasião, com gols de Luizinho, Moacyr e Rolando (duas vezes), a equipe esmeraldina bateu o Bahia por 4 a 0, placar este que também é a maior goleada do confronto – o resultado foi repetido pelo Palmeiras mais tarde em outras três oportunidades: 1963, 1983 e 2002.

PALMEIRAS X BAHIA: TABU POSITIVO
Atualmente, o Palmeiras ostenta um tabu positivo diante do Bahia: não perde para o rival baiano desde 2012. Neste intervalo, os times se enfrentaram em sete ocasiões, com quatro vitórias do Palmeiras e outros três empates. E dentro desta série invicta, o saldo de gols também favorece a equipe palestrina, que balançou as redes adversárias 12 vezes contra cinco gols sofridos.
Fonte: Site Oficial
Postagem Anterior Próxima Postagem