Bahia x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto - Nação Palmeirense - Blog da Torcida Palmeirense Bahia x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto - Nação Palmeirense - Blog da Torcida Palmeirense

PUBLICIDADE

Bahia x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto



Foto: Danilo Fernandes/Folhapress
Bahia x Palmeiras
Competição: Copa do Brasil – Quartas de final
Data e horário: 02/08/2018 – 19h15
Estádio: Arena Fonte Nova
Transmissão: SporTV
Suspensos: Não há
O Palmeiras encerrou na manhã desta quarta-feira (01), na Academia de Futebol, a preparação para o duelo com o Bahia, na quinta (02), às 19h15, na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

A comissão técnica alviverde comandou trabalhos táticos e aprimorou fundamentos como bolas aéreas, saídas de bola, contra-ataques, marcações, entre outros. Na parte final, alguns atletas aperfeiçoaram cobranças de faltas e pênaltis.

Como o técnico Luiz Felipe Scolari, recém-contratado pelo clube, chega ao Palmeiras para ser apresentado apenas na próxima sexta-feira (03), o time palestrino, contra o Bahia, será dirigido pelo auxiliar Paulo Turra, que contará com o apoio de Carlos Pracidelli e Andrey Lopes. Na partida do final de semana, diante do América-MG, também fora de casa, será a vez de Felipão assumir o posto e iniciar oficialmente sua terceira passagem no comando do Verdão.

Paulo Turra foi zagueiro e atuou com a camisa verde e branco nas temporadas 2000 e 2001. Neste período, o profissional atuou 41 vezes e marcou três gols. Ele irá se tornar o 28º ex-atleta com passagem pelo time profissional do Palmeiras a comandar o clube. 

No duelo em Salvador-BA, os atletas Edu Dracena e Felipe Melo voltam a ficar à disposição. Eles não atuaram no último jogo, válido pelo Brasileirão, por estarem cumprindo suspensão. Marcos Rocha, poupado por uma sobrecarga muscular, também pode ser utilizado pela comissão alviverde.

COPA DO BRASIL: EM BUSCA DO TETRA
Contra o Bahia, nesta quinta-feira (02), na Arena Fonte Nova, o Palmeiras dará sequência ao objetivo de avançar mais uma fase da competição nacional, torneio este que já conquistou em três oportunidades – 1998, 2012 e 2015 (os dois primeiros, com o técnico Luiz Felipe Scolari). No primeiro título, em 1998, o troféu assegurou a participação do Verdão na Libertadores do ano seguinte, que também foi vencida pelo time dirigido por Felipão.

Já a mais recente, em 2015 – comandada por Marcelo Oliveira –, contou com participação fundamental de dois jogadores que seguem no atual elenco palestrino: o goleiro Fernando Prass, que, na disputa de pênaltis, fez o gol do título, e o atacante Dudu, responsável por duas bolas na rede na grande final contra o Santos.

COPA DO BRASIL: 15 VEZES NAS QUARTAS DE FINAL
O Alviverde disputa pela 15ª vez a fase das quartas de final da Copa do Brasil desde que estreou no torneio, em 1992 – vale lembrar que a Copa do Brasil existe desde 1989. O retrospecto das outras 14 ocasiões em que o Verdão chegou a essa etapa do Nacional aponta total equilíbrio, com sete classificações e sete desclassificações. As edições em que o clube chegou a essa fase foram as de 1992, 1993, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2004, 2010, 2011, 2012, 2015, 2016, 2017 e, agora, 2018.

COPA DO BRASIL: NÚMEROS DO PALMEIRAS NA COMPETIÇÃO
O Palmeiras disputou, ao todo, 146 jogos válidos pela Copa do Brasil. O saldo histórico é positivo, com 83 vitórias, 35 empates e 28 derrotas (286 gols marcados e 147 sofridos). No total, são 23 edições disputadas da competição nacional, já considerando o ano de 2018.

COPA DO BRASIL: GRANDES EXPOENTES DO PALMEIRAS NA COMPETIÇÃO
O goleiro Marcos é quem mais edições da Copa do Brasil disputou com a camisa do Palmeiras (nove no total e de forma consecutiva). O ex-volante Galeano, por sua vez, é o palestrino que mais vezes jogou (38), enquanto Velloso e o próprio Galeano são os que mais venceram - 22 triunfos. Na galeria dos treinadores, Luiz Felipe Scolari detém o maior número de jogos à frente da equipe alviverde na competição (44), sendo o treinador que mais venceu (26) - ele ainda faturou as taças de 1998 e 2012.

COPA DO BRASIL: MAIS GOLS DO PALMEIRAS NA COPA DO BRASIL
Em 1996, o Palmeiras estabeleceu seu recorde de gols em uma mesma edição da Copa do Brasil: foram 26 bolas na rede em nove partidas disputadas (média de 2,8 por jogo). No mesmo ano, o time venceu o Sergipe-SE, fora de casa, por 8 a 0 - o triunfo representa a maior goleada da equipe na história do torneio. Os tentos neste jogo foram anotados por Luizão (4), Djalminha (2), Cafu e Rivaldo.

ARTUR: NUNCA PERDEU ATUANDO PELO PALMEIRAS
Após sair aplaudido no segundo tempo com a atuação diante do Paraná Clube, o atacante Artur, revelado nas categorias de base do time e campeão brasileiro em 2016, ampliou ainda mais uma estatística curiosa que lhe pertence: o jogador ostenta retrospecto invicto, agora com quatro vitórias e três empates em sete jogos: Vitória, Ceará-CE, Flamengo, Árabe Unido-Panamá, Independiente Medellín-Colômbia, Santos e Paraná foram os rivais contra os quais o atleta atuou.

WILLIAN: MAIS JOGOS NA TEMPORADA 2018
O atacante chegou a 42 jogos no ano ao atuar diante do Paraná Clube. Com isso, o camisa 29 segue como o atleta que mais entrou em campo com a camisa do Palmeiras em 2018. Vale lembrar que Willian ocupa, atualmente, o segundo posto da artilharia do Campeonato Brasileiro de 2018, com sete gols, pois, o primeiro posto, é dividido por Róger Guedes (ex-Galo, hoje no futebol chinês) e Pedro (Fluminense) – ambos com nove tentos.

DUDU: MAIS MINUTOS NA TEMPORADA 2018
Após a partida contra o Paraná Clube, Dudu aumentou ainda mais seus minutos jogados na temporada e segue como líder do elenco palestrino no quesito: são, ao todo, 3304 minutos disputados entre partidas de Paulista, Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e amistosos, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

DADOS DO ELENCO
>>> Artilheiro do time na temporada: Borja (com 15 gols)
>>> Líder de assistências para gols na temporada: Lucas Lima (com nove passes a gol)
>>> Jogador(es) com mais atuações na temporada: Willian (42 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos na temporada: Dudu (3304 min)
>>> Jogador(es) com mais atuações no Brasileiro: Willian (15 partidas)
>>> Jogador(es) com mais minutos no Brasileiro: Bruno Henrique (1301 min)

PALMEIRAS x BAHIA: RETROSPECTO GERAL
O Verdão leva vantagem no histórico do confronto em jogos diante do Tricolor Baiano, com 27 vitórias contra nove derrotas nos 50 jogos já disputados anteriormente pelos dois times (outros 14 prélios terminaram empatados). Foram 79 gols marcados contra 37 sofridos.

PALMEIRAS x BAHIA: PRIMEIRO JOGO ENTRE OS CLUBES
A primeira partida entre os dois clubes foi um amistoso disputado em 1937, quando o Verdão ainda se chamava Palestra Italia, no Campo da Graça (em Salvador-BA). Na ocasião, com gols de Luizinho, Moacyr e Rolando (duas vezes), a equipe esmeraldina bateu o Bahia por 4 a 0, placar este que também é a maior goleada do confronto – o resultado foi repetido pelo Palmeiras mais tarde em outras três oportunidades: 1963, 1983 e 2002.

PALMEIRAS x BAHIA: TABU POSITIVO
Atualmente, o Palmeiras ostenta um tabu positivo diante do Bahia: não perde para o rival desde 2012. Neste intervalo, os times se enfrentaram em seis ocasiões, com quatro vitórias do Palmeiras e outros dois empates. O último Palmeiras e Bahia foi disputado pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, no Allianz Parque (vitória palmeirense por 3 a 0, com gols de Willian, Antônio Carlos e Borja.

PALMEIRAS x BAHIA: CURIOSIDADES GERAIS
>> Bahia e Palmeiras ganharam os primeiros campeonatos nacionais da história. O time tricolor faturou o Brasileiro de 1959, enquanto o Verdão levou o de 1960. De quebra, os dois clubes também foram os primeiros representantes brasileiros na Libertadores (o Bahia, em 1960, e o Alviverde, em 1961).

>> Com quatro gols, o atacante Toninho Catarina, que defendeu o Verdão entre 1976 e 1979, é o maior artilheiro palmeirense em jogos diante do Bahia.

RETROSPECTO DE JOGOS DO PALMEIRAS CONTRA EQUIPES DA BAHIA
Além do próprio Bahia, o Palmeiras já enfrentou outras cinco equipes do estado nordestino: Botafogo-BA, Galícia, Vitória da Conquista, Vitória e Ypiranga-BA. No retrospecto estatístico agregado de todos esses clubes contra o Verdão, a vantagem ainda assim é palmeirense, com 52 vitórias contra 19 derrotas em 97 jogos (além de 26 empates). Foram 169 gols marcados e 106 sofridos.
Fonte: Site Oficial

Adicione nosso site aos seus favoritos! Fique por dentro das principais noticias do Palmeiras
Bahia x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto Bahia x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto Reviewed by Julio Mateus on 13:12:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.