Veja as mudanças do Verdão para esse pós Copa


Foto: Cesar Greco 

A volta de Gustavo Scarpa foi o fato mais comemorado pela torcida do Palmeiras durante a parada para a Copa do Mundo. O meia, que não jogava desde março devido a sucessivas derrotas na batalha judicial com o Fluminense, conseguiu um habeas corpus no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, reativou o contrato assinado em janeiro e acabou sendo o principal reforço do clube no período.

O Verdão, pelo menos até o momento, está mais tímido do que o habitual no quesito contratações. As únicas novidades além de Scarpa foram a chegada do zagueiro argentino Nicolás Freire, que estava no Zwolle (HOL), e o retorno do meia Vitinho após um período de empréstimo ao Barcelona B.

O jovem atacante Gabriel Barbosa, cria da base que estava emprestado ao SPAL (ITA), começou a ser observado nesta sexta e também pode reforçar o elenco. Outros jogadores que estavam emprestados, com os zagueiros Nathan e Tobio, treinam em horários alternativos à espera de propostas.

A porta de saída, por sinal, está bem movimentada. O clube vendeu o goleiro Daniel Fuzato (Roma-ITA), o volante Tchê Tchê (Dinamo de Kiev-UCR) e os atacantes Fernando (Shakhtar Donetsk-UCR) e Keno (Pyramids-EGI). Desses, só Keno vinha sendo titular com Roger Machado, que vem testando Scarpa em seu lugar.
O Palmeiras também ganhou dinheiro com atletas que nem integravam o seu elenco, casos do lateral-direito João Pedro (estava emprestado ao Bahia e foi vendido ao Porto-POR) e do atacante Róger Guedes (estava no Atlético-MG e foi vendido ao Shandong Luneng-CHN). 

Somando todas as vendas, o clube ficou com pouco mais de R$ 110 milhões em seus cofres. Isso não significa que o torcedor deva esperar grandes contratações ainda nesta janela. A diretoria está priorizando o pagamento de dívidas antigas e não cogita fazer "loucuras" neste momento. Jogadores como Miranda e Bernard foram sondados, mas considerados caros demais.

A dificuldade de contratar grandes nomes foi um dos motivos que fizeram o presidente Maurício Galiotte bater o pé para não liberar o atacante Dudu para o Shandong Luneng (CHN), mesmo com uma proposta de valor exorbitante para o clube e sobretudo para o jogador. Como a janela chinesa fechou nesta sexta, Dudu teve mais um "fico" decretado. Antônio Carlos, Lucas Lima, Moisés e Willian também foram procurados, mas seguem na Academia de Futebol.

Dentro do campo, o time deu sinais positivos nos amistosos disputados durante a excursão por Panamá e Costa Rica. Foram dez gols marcados, nenhum sofrido e três vitórias. Na última, Roger montou uma equipe bem próxima da que enfrentará o Santos, quinta-feira, no Pacaembu, pela 13ª rodada do Brasileirão: com Weverton no gol e uma linha de três armadores (Scarpa, Lucas Lima e Hyoran) abastecendo o centroavante (Willian). Titulares até a pausa, Jailson, Moisés e Dudu cumprirão suspensão no clássico. Borja fez uma artroscopia no joelho após defender a Colômbia na Copa e só volta em agosto.

O time para o primeiro jogo pós-pausa deve ter Weverton, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo e Bruno Henrique; Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Hyoran; Willian.

O PERÍODO DO VERDÃO EM TÓPICOS

- Descanso: O elenco teve 11 dias de pausa
- Reapresentação: O time voltou a treino em 25 de junho, na Academia de Futebol. No dia 28, embarcou para o Panamá.
- Jogos: No Panamá, o Palmeiras fez 2 a 0 no Árabe Unido (PAN) e repetiu o placar contra o Independiente Medellín (COL). Na Costa Rica, goleou a Liga Alajuelense (COS) por 6 a 0.
- Quem chegou: O clube contratou o zagueiro argentino Nicolás Freira, do Zwolle (HOL), reativou o vínculo do meia Gustavo Scarpa e repatriou o também meia Vitinho, que estava emprestado ao Barcelona B.
- Outros alvos: No momento, não há nenhuma negociação em andamento (pelo menos publicamente). O clube sondou jogadores como Miranda e Bernard, mas não teve poder financeiro para contratá-los.
- Quem saiu: Daniel Fuzato, Tchê Tchê, Fernando e Keno.

AGENDA EM JULHO
19/7, às 20h - Santos x Palmeiras (Pacaembu) - Brasileirão
?22/7, às 16h - Palmeiras x Atlético-MG (Allianz Parque)- Brasileirão 
?25/7, às 19h30 - Fluminense x Palmeiras (Maracanã) - Brasileirão 
29/7, 11h - Palmeiras x Paraná (Allianz Parque) - Brasileirão
Fonte: Lance!
Postagem Anterior Próxima Postagem