Roger chega aos mesmos 21 jogos de Eduardo Baptista até demissão no Palmeiras; compare campanhas

ESPN / Divulgação

Roger Machado completou, no empate com o Boca Juniors, seu 21º jogo oficial como técnico do Palmeiras. É exatamente a mesma marca que Eduardo Baptista completou em 2017 antes de ser demitido. E, ao menos na frieza dos números, os dois têm campanhas parecidas até o momento.
Sob o comando de Roger, em 18 jogos do Campeonato Paulista e três da Libertadores, o Palmeiras somou 14 vitórias, três empates e quatro derrotas. Já com Baptista, foram 16 partidas no Estadual e cinco no torneio sul-americano, com os mesmos 14 triunfos, mas duas igualdades e cinco reveses.
Uma diferença fundamental no número dos dois é o desempenho no Paulista, já que ambos iniciaram a Libertadores com duas vitórias e um empate. Baptista, porém, amargou eliminação na semifinal estadual para a Ponte Preta, com direito a revés de 3 a 0 na ida. Já Roger foi até a decisão.
Só que mesmo os números também conseguem mostrar diferenças importantes nos trabalhos dos treinadores. Com 21 partidas, o Palmeiras de Baptista já havia sofrido 23 gols em 2017, quase o dobro do que o de Roger, que viu sua defesa ser vazada apenas 12 vezes até aqui na temporada.
Já o ataque alviverde nas primeiras 21 aparições do último ano até era um pouco melhor que o atual, mas a diferença não é tão gritante. Foram 41 gols com Baptista e 36 agora com Roger.
Números do Trumedia, banco de dados exclusivo dos canais ESPN, também aprofundam algumas outras diferentes nas duas equipes. Com Baptista, por exemplo, o Palmeiras dava, em média, 354 passes por partida, enquanto, com Roger, o time valoriza bem as trocas de bolas, com 427/jogo.
É curioso ainda observar a diferença nessa média nas partidas de Libertadores. Com Baptista, o Palmeiras “sul-americano” trocava menos passes que o habitual, 303 por partida. Já, comandada por Roger, a equipe vê a marca crescer em jogos da competição, de 427 para 445 por duelo.
Em relação a finalizações, as duas equipes têm marcas parecidas. Com Baptista, eram 15,1 tiros por partida, com média de 5,5 no alvo. Já com Roger, são 14,8 chutes/jogo, sendo 4,7 no gol.
O 22º jogo de Roger, que Baptista não completou há um ano, sendo demitido após derrota para o Jorge Wilstermann-BOL na Libertadores, será na próxima segunda-feira, na estreia no Campeonato Brasileiro de 2018, fora de casa, no estádio Nilton Santos, contra o Botafogo, às 20h.
FONTE: ESPN
Postagem Anterior Próxima Postagem