Volante vive sua melhor fase com a camisa do Verdão


Roger Machado e Felipe Melo durante treino na Academia (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras)

Depois de o volante afirmar que o duelo contra o Novorizontino, na última quarta-feira, havia sido a sua melhor atuação com a camisa do Verdão na temporada, o GloboEsporte.com resolveu analisar e comparar o desempenho do atleta no Paulistão do ano passado, no mesmo período que corresponde ao momento do jogador em 2018.
Felipe Melo entrou em campo 13 vezes no torneio estadual pelo time na época dirigido por Eduardo Baptista. Atualmente sob o comando de Roger Machado, são dez jogos do atleta na mesma competição e uma coincidência: em ambas oportunidades ele foi considerado titular absoluto e fundamental para o esquema tático palmeirense.

Em tempo de jogo, são 1.156 minutos de 2017, quando ele foi eleito para a seleção do campeonato, contra 895 minutos da atual temporada. Mas, mesmo com menos participação em campo, o palmeirense se destaca nas estatísticas individuais. De acordo com levantamento do Footstats, ele melhorou os índices em sete de nove quesitos.

Desarmes: 35 certos (média de 3,5 por jogo); média de 2017 era de 2,38

Lançamentos: 22 certos (média de 2,2 por jogo); média de 2017 era de 1,69

Passes: 440 certos (média de 44 por jogo); média de 2017 era de 34,15

Viradas de jogo: 11 certos (média de 1,1 por jogo); média de 2017 era de 0,77

Finalizações: 3 certas (média de 0,3 por jogo); média de 2017 era de 0,15

Interceptações: 5 certas (média de 0,5 por jogo); média de 2017 era de 0,38

Cartões: três amarelos e nenhum vermelho; em 2017 foram seis amarelos

Os números que não acompanharam a mesma evolução do atleta nos demais fundamentos são os dribles (são "apenas" três certos no atual torneio contra oito no ano passado) e as faltas cometidas (são 20 em 2018, com média de duas por partida contra 22 de 2017 e uma média de 1,69 por jogo).

Dono da melhor campanha do Paulistão até o momento, o Palmeiras vai para a semifinal do torneio estadual com a melhor defesa e o melhor ataque. Felipe Melo deu uma assistência, mas ainda não marcou nenhuma vez (em 2017 ele fez dois gols). Na última quarta-feira, ele teve a chance de fazer, mas acabou desperdiçando cobrança de pênalti.

– Eu pedi (para bater o pênalti) porque minha família estava toda aqui (na arena), vieram do Rio. Eu queria dar esse presente para eles e para mim também. Foi um jogo, independente do pênalti, que para mim foi o melhor da temporada. Eu corri, cheguei mais na área, ajudei em passe e roubando bola, fiz um pouco o que o Roger tem pedido para mim. Acho que ia coroar bem minha atuação – disse o volante.

Com Felipe Melo como uma das principais referências da equipe, o Palmeiras volta a campo no próximo sábado, no Pacaembu, quando abre duelo com o Santos por uma vaga na final do Campeonato Paulista. O primeiro duelo será de mando do Peixe. A volta será na terça-feira, novamente no estádio municipal, com ingressos à venda somente para a torcida alviverde.
Fonte: Globo Esporte
Postagem Anterior Próxima Postagem