Crias da base terão espaço no Verdão em 2018: veja quem está em alta

Thiago Martins, Victor Luis e Artur voltarão após períodos de empréstimo, João Pedro está no radar, Pedrão será promovido, Mailton e Fernando chamam a atenção... Saiba mais!


Pedrão, camisa 3, é abraçado pelos companheiros após marcar gol no sub-20: ele será promovido Agência Palmeiras

A base vem como?


O Palmeiras planeja acrescentar ao menos quatro jogadores formados em suas categorias de base ao elenco profissional em 2018. A lista - que ainda pode aumentar - tem três jogadores que hoje estão emprestados e um que já treina com frequência na Academia de Futebol (Pedrão, que aparece na foto acima comemorando gol contra o Corinthians pelo Brasileiro Sub-20). Abaixo, entenda melhor o que a diretoria tem em mente:
Pedrão fica

O zagueiro de 20 anos e 1,94m faz parte do elenco sub-20, mas já treina com frequência entre os profissionais. Ele pertence ao Água Santa e está emprestado ao Palmeiras até o fim do ano, mas o clube vai comprar 50% dos seus direitos econômicos para assinar um vínculo válido por cinco anos. A ideia é que ele comece 2018 totalmente integrado ao grupo principal. O jovem chamou a atenção no Paulistão de 2016: foi titular do Água Santa na goleada por 4 a 1 sobre o Verdão e deu uma assistência.

Thiago Martins volta

O Palmeiras emprestou Thiago Martins ao Bahia para que ele pudesse jogar nesta reta final de temporada - foram quatro partidas pelo Tricolor até agora, uma como titular. O zagueiro recuperou-se recentemente de cirurgia no joelho esquerdo e precisa ganhar ritmo. Para o ano que vem, a ideia da diretoria é incorporá-lo novamente ao elenco e fazê-lo disputar posição com Edu Dracena, Mina, Luan, Juninho, Pedrão e Emerson Santos, que vem do Botafogo. Antônio Carlos tem contrato somente até dezembro e deve sair. Contratado do Mogi Mirim para a base do Verdão em 2013, Thiago tem 32 jogos e quatro gols pelo clube. Ele esteve emprestado ao Paysandu em 2015 e voltou para ser peça importante no título brasileiro de 2016.

Victor Luis volta

O Botafogo já admite que perderá seu lateral-esquerdo titular em 2018, já que o Palmeiras quer tê-lo de volta. É provável que o clube contrate um jogador da posição para a próxima temporada, já que Zé Roberto vai se aposentar e Egídio pode não renovar contrato, mas a diretoria avisou a Victor Luis que quer aproveitá-lo. Cria da base, o ala de 24 anos fez 42 jogos pelo Verdão, a maioria em 2014 - marcou um gol. Ele esteve emprestado ao Ceará em 2015 e está no Botafogo desde o segundo semestre de 2016. Nesta temporada, fez 52 partidas e dois gols pela equipe carioca.

Artur volta

As atuações do atacante de 19 anos pelo Londrina, clube pelo qual soma seis gols em 33 jogos e foi campeão da Copa da Primeira Liga, chamaram a atenção da diretoria do Palmeiras. A ideia é que ele inicie a próxima temporada compondo o elenco profissional e seja observado. A concorrência no setor é grande (Dudu, Keno, Róger Guedes, Willian...) e ainda pode aumentar (o clube tem interesse em David, do Vitória). Antes de se destacar no Londrina, Artur fez uma partida pelo time principal do Verdão (entrou contra o Vitória, na última rodada do Brasileirão de 2016) e disputou o Paulistão pelo Novorizontino, mas com apenas cinco jogos disputados e nenhum gol.

João Pedro no radar

Outro jogador que vinha chamando a atenção do Palmeiras nas avaliações dos atletas emprestados é o lateral-direito João Pedro, de 20 anos, que está emprestado à Chapecoense. Ele se destacou no primeiro semestre, inclusive nas partidas em que foi improvisado no meio de campo, mas passou por cirurgia no joelho e ficou cinco meses fora. Voltou a jogar em 28 de outubro, quando entrou nos cinco últimos minutos do jogo contra o Atlético-PR. O futuro do jovem, que soma 22 jogos e um gol pela equipe catarinense, ainda está indefinido. Pelo Verdão, ele fez 38 jogos entre 2014 e 2016, com dois gols marcados.

Mailton pedindo passagem

Entre os jogadores da base que têm completado treinos da equipe profissional, o lateral-direito Mailton, do sub-20, é quem mais tem chamado a atenção. Antes de sair, Cuca fez elogios ao garoto de 19 anos e disse que estava cogitando utilizá-lo Brasileirão - o jovem disputou 29 minutos do amistoso contra a Chapecoense, em janeiro. No mês passado, o Palmeiras esticou o vínculo do jogador, que terminaria em janeiro de 2018, até julho de 2019.

Fernando vem aí

O atacante de 18 anos está começando a chamar a atenção no Palmeiras. Na semana passada, dias após ganhar aumento e renovar contrato até 2022, o jovem teve boa atuação no jogo-treino dos reservas da equipe principal contra a Inter de Limeira. Ele já tinha ido bem em outros treinos, mostrando habilidade e velocidade pela ponta esquerda. O Verdão o contratou em 2016, depois que ele se destacou na Taça BH sub-17 pelo AMDH (Associação Mineira de Desenvolvimento Humano), equipe sem estrutura profissional. É um exemplo da filosofia que Alexandre Mattos implantou na base: o garoto é bom? Então o Palmeiras contrata.

É bom? Contrata!
Essa é a ordem de Alexandre Mattos aos profissionais da base
Intercâmbio ganha força

A presença de jovens da base em treinos da equipe profissional é muito comum no Palmeiras. Esse intercâmbio criado pela diretoria de futebol tem o objetivo de aproximar os garotos do grupo principal e minimizar o impacto na hora de colocá-los para jogar. Esse processo ganhou ainda mais força recentemente, já que o auxiliar direto de Alberto Valentim tem sido Wesley Carvalho, técnico do sub-20. Ele vem acumulando as duas funções.

E o Alan?

Quando se fala em base no Palmeiras, o primeiro nome que vem à cabeça do torcedor é Alan Guimarães. O garoto de 17 anos, destaque da Seleção Brasileira no Mundial Sub-17, é uma das maiores - talvez a maior - promessas do clube no momento. Mas ainda não há planos de integrá-lo à equipe profissional. A diretoria quer deixá-lo amadurecer com calma, sem a pressão de repetir os passos de Gabriel Jesus. O mesmo vale para o zagueiro Vitão e o lateral-esquerdo Luan Cândido, companheiros de Alan no Mundial Sub-17. O Verdão acredita que atual geração sub-17 pode fazer sucesso como nenhuma outra em sua história. Alguns garotos que a integram disputarão a Copinha de 2018, incluindo Alan, que já participou do torneio em 2017.

Sub-20 joga nesta sexta

O palmeirense que quiser ver algumas das promessas do clube em ação pode ir à Arena Barueri na noite desta sexta-feira: com Fernando (foto), a equipe sub-20 encara o Corinthians a partir das 19h, no jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paulista da categoria. O Verdão venceu a ida por 1 a 0, em Itaquera, com gol de Pedrão. Por ter melhor campanha, o time avançará à semifinal mesmo se perder por um gol de diferença. A entrada será grátis.

Fonte: LANCE!Net
Postagem Anterior Próxima Postagem