Conheça mais sobre o novo reforço do verdão, Diogo Barbosa


Palmeiras anunciou na sexta-feira seu primeiro reforço para 2018: o lateral-esquerdo Diogo Barbosa. Vindo do Cruzeiro, o atleta de 25 anos chega para ser titular da posição mais contestada no elenco alviverde em 2017.
Com bons números no Campeonato Brasileiro, ele é um dos destaques do atual campeão da Copa do Brasil. Mas será que vai dar certo no Verdão?

Para tentarmos entender isso, separamos três lances do Diogo Barbosa na partida contra o próprio Palmeiras, pela Copa do Brasil, que mostram as principais características do lateral. 

Ofensividade

O lance inicial do vídeo mostra o primeiro gol do Cruzeiro na partida que terminou em 3 a 3. Nele, é possível ver uma das principais armas de Diogo Barbosa: a ofensividade.

Na jogada, ele dispara pela esquerda, por trás de Mayke, e avança consciente para a linha de fundo para fazer o cruzamento. A bola tinha endereço, mas Juninho fez o trabalho dos atacantes.

Velocidade

O segundo lance foi separado especialmente por conta do sistema de marcação de Alberto Valentim. Apesar de não ter futuro definido no Palmeiras, o técnico já adotou a linha alta no setor defensivo.

Caso ele continue em 2018, poderá contar com Diogo Barbosa, que, por conta de sua velocidade, deve conseguir acompanhar os atacantes que se infiltram na zaga – isso quando não estão impedidos.

Na jogada, é possível ver Keno tentando passar por trás dele, mas o lateral consegue acompanhar o atacante e só deixa a bola sair. Nesse tipo de marcação avançado, é fundamental que o marcardor posicione seu corpo lateralmente, para, assim que o atacante disparar, já estar na frente.

Recomposição

Outra característica de Diogo Barbosa, que é consequência da primeira e apenas possível pela segunda, é sua recomposição. O último lance começou em um ataque do Cruzeiro. Após perder a bola, a equipe do Palmeiras puxa o contra-ataque, Moisés recebe na direita, mas o lateral volta até a zaga para acabar com a jogada.

Números de Diogo Barbosa no Campeonato Brasileiro:

Jogos: 31
Assistências: 4 (4º lateral-esquerdo com mais assistências)

Cartões amarelos: 5 (11º lateral-esquerdo com mais amarelos)

Faltas cometidas: 30 (12º lateral-esquerdo com mais faltas recebidas)

Faltas recebidas: 36 (9º lateral-esquerdo com mais faltas recebidas

Finalizações: 14 (11º lateral-esquerdo com mais finalizações)

Finalizações certas: 5 (10º lateral-esquerdo com mais finalizações certas)

Passes errados: 110 (3º lateral-esquerdo com mais passes errados)

Roubada de bola: 54 (4º lateral-esquerdo com mais roubadas de bola)

Gols: 1

Laterais do Cruzeiro

Desde 2015, as laterais do Palmeiras contam com ex-jogadores do Cruzeiro. Naquele ano, Alexandre Mattos trouxe Egídio - ele foi para um time da Ucrânia em janeiro, mas saiu de lá logo em março, por falta de pagamento. Em 2016, o atleta da vez foi Fabiano, que atua na direita. Já nesta temporada, veio Mayke.

Agora, com Diogo Barbosa, a torcida do Palmeiras espera um desempenho um pouco melhor do que os outros ex-cruzeirenses dentro de campo. Egídio e Fabiano foram campeões, mas suas atuações foram inconstantes. Mayke, que chegou esse ano, ainda não foi campeão, mas deixou uma boa impressão.

E a base, fica como?

A chegada de Diogo Barbosa, que vem para ser titular no Palmeiras, não atrapalha a vida dos garotos da base. Isso porque, Luan Cândido, lateral-esquerdo mais promissor, é do Sub-16. Recentemente. ele atuou pela Seleção Brasileira no Mundial da categorias Sub-17.

Em um ano muito bom para a base palmeirense, que está disputando a fase final do Campeonato Paulista em todas as categorias, o clube mantém cautela em cima de suas jóias. Para não queimar etapas, o Verdão acompanha de perto a evolução dos jogadores.
Fonte: Globo Esporte
Postagem Anterior Próxima Postagem