As opções táticas do Palmeiras contra o Atlético-MG

Cuca testa variações para enfrentar o Galo em Minas. Objetivo é se manter no G-4 do torneio


A resposta sobre o time do Palmeiras que entra em campo no próximo sábado, às 16h (horário de Brasília), para enfrentar o Atlético-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte, deve ser dada somente momentos antes da partida em Belo Horizonte. Mas o torcedor do Verdão pode esperar duas variações importantes em seu esquema de jogo: a posse de bola e o contra-ataque.
O período sem jogos da equipe no Campeonato Brasileiro (a última partida foi no dia 27 de agosto, contra o São Paulo), permitiu ao treinador dar mais atenção aos trabalhos táticos. As atividades na Academia de Futebol vêm indicando algumas das armas palmeirenses para enfrentar o Galo.

Nos últimos dois jogos, Cuca mandou a campo uma formação mais técnica, que valoriza a posse de bola e, teoricamente, pode também dar mais segurança ao sistema defensivo. Se contra a Chapecoense nada deu certo para o Verdão, o clássico contra o São Paulo foi uma resposta mais positiva aos torcedores.

Com Moisés e Guerra, mesmo com o venezuelano mais aberto pelo lado direito, o time de Cuca ganha em qualidade na armação e em triangulações. Nesse esquema, é fundamental a participação dos laterais no campo de ataque – Michel Bastos, por exemplo, cruzou da linha de fundo para o primeiro gol de Willian no Choque-Rei da semana passada.

Tal formação mantém Deyverson como referência, mas aproxima Willian da área – o atacante, autor de 15 gols em 2017, abre mais pelo lado esquerdo, mas com mais liberdade de chegada na área, função semelhante à exercida por Guerra do outro lado.

Na última terça-feira, Cuca montou a equipe reserva de acordo com as características do Atlético-MG e observou variações, principalmente no meio de campo e no ataque. Com a postura ofensiva e a marcação adiantada do time mineiro, o treinador do Verdão orientou posicionamento e cobrou posse de bola e movimentação de seus defensores na saída de bola.

Uma arma a ser explorada pelos palmeirenses pode ser também o contra-ataque. As opções seriam Dudu, Róger Guedes e Keno, atletas de velocidade que ajudam a recompor a defesa, mas se destacam pelo drible e pela arrancada.

Primeiro volante e principal ladrão de bolas da equipe, Thiago Santos tem função de proteger a defesa. Os outros marcadores são Tchê Tchê, Bruno Henrique, Zé Roberto e Moisés, que têm características de completar o sistema defensivo e de fazer a bola chegar até o ataque.


Possíveis formações do Palmeiras para o jogo contra o Atlético-MG (Foto: Reprodução)

De volta após se recuperar de lesão muscular, Dudu pode ser escalado centralizado, como foi utilizado em parte do treinamento da manhã da última terça-feira, ou pelo lado esquerdo. Convocado para a rodada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas, o colombiano Miguel Borja deve ficar à disposição da comissão técnica palmeirense mais uma vez.

Longe da disputa do título, o Verdão tem como objetivo vencer o segundo turno do Brasileirão. Se isso for concretizado, o clube garantirá uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores de 2018.

Atualmente, os palmeirenses estão na quarta posição com 36 pontos. Como Santos (3º colocado, com 38 pontos) e Corinthians (1º colocado, com 50 pontos) se enfrentam, a equipe de Cuca terá a oportunidade de diminuir a diferença para algum dos rivais se conquistar um resultado positivo em Belo Horizonte.
Fonte: Globo Esporte
Postagem Anterior Próxima Postagem