Calculadora do Cuca: o que o Palmeiras precisa fazer para embalar no Brasileiro



Se tem um treinador que sabe bem como conquistar o Campeonato Brasileiro é Cuca. Atual campeão nacional, o treinador agora enfrenta outra realidade no Palmeiras: a de fazer time embalar, deixar para trás a má fase e se aproximar dos líderes da competição.

Com 13 pontos em nove partidas, o Verdão abre a 10ª rodada na nona colocação, 10 pontos atrás do líder. Depois de quatro derrotas em sete partidas, os palmeirenses conseguiram dois triunfos em sequência, contra Bahia e Atlético-GO. E agora, professor?

– São 114 pontos em disputa. Eu faço sempre o diagnóstico de 74 como média para ser campeão. Vai dar mais ou menos 65 ou 66% de aproveitamento. Em cada jogo tem de fazer dois pontos. Assim provavelmente vai ser campeão, a menos que tenha exceção, como Corinthians e Grêmio, que estão com 85% de aproveitamento, que não é normal. Vai abaixar. Vamos recuperar com o tempo. Não sei se os pontos, mas o futebol vai ficar nivelado. Todo time vai passar por momento ruim, tem confrontos diretos – avaliou Cuca.

– Nessa época (em 2016) , a gente tinha 19 pontos. Tínhamos os 65 ou 66% para o título. Depois fizemos mais. Corinthians e Grêmio estão acima. Estamos com seis pontos a mais do que a gente tinha, e sobraram para gente seis pontos no fim. Por pontos perdidos, você pode perder 40. Perdemos 14, então podemos perder mais 20 e tantos. E vão acontecer derrotas, empates, mas nosso bom momento vai chegar. Temos jogadores para estrear e, se analisar tudo como tem de analisar, o otimismo vai bater, podemos lutar também - completou, sem deixar de lado os principais objetivos do time: os mata-matas da Libertadores e da Copa do Brasil.

No ano passado, o treinador do Palmeiras estipulou bem antes do fim da competição uma meta de 74 pontos para ficar com a taça de campeão brasileiro. Meses depois, a projeção acabou se concretizando, e até com certa folga: o Palmeiras terminou o Brasileirão com 80 pontos, com oito de vantagem para Santos e Flamengo.

No domingo, o Verdão vai até Campinas para enfrentar a Ponte Preta, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli. Na sequência, o time de Cuca terá duelos ainda mais importantes: contra o Cruzeiro (dia 28 de junho), pelas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio (dia 1º de julho), pelo Brasileirão, e contra o Barcelona de Guayaquil (dia 5 de julho), pelas oitavas de final da Libertadores.

De acordo com Cuca, o calendário pode obrigar o Palmeiras ter de optar por um dos objetivos.

– No ano passado, nós cuidamos só do Brasileiro, nos preparamos para o Brasileiro. Em alguns momentos, abrimos mão de colocar o time titular na Copa do Brasil para ganhar o Brasileiro. Neste ano, tem equipes eliminadas em outras competições que vão cuidar mais do Brasileiro, é natural. E já estão em um momento mais maduro do que nós – relembrou o técnico do Verdão.

Veja as informações do Palmeiras para o jogo contra a Ponte Preta:

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data e horário: domingo, 16h (de Brasília)
Provável escalação: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena (Mina), Luan e Juninho; Jean e Tchê Tchê; Guerra (Veiga), Willian (Dudu) e Róger Guedes; Borja (Willian)

Desfalques: Arouca, Moisés e Thiago Martins (em recuperação física); Felipe Melo e Thiago Santos (lesões musculares); Michel Bastos (tendinite)

Pendurados: Guerra, Felipe Melo, Juninho, Michel Bastos, Thiago Santos e Mina

Arbitragem: Wagner Reway (Fifa-MT), auxiliado por Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando (MT)

Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Bachin Jr. e Luiz Ademar)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h
 Fonte: Globoesporte.com
Postagem Anterior Próxima Postagem