Verdão reduz quantidade de atletas no DM e fecha 2017 com saldo positivo

Alviverde é o segundo clube com menos baixas médicas na temporada (29). Em 2016, 41 jogadores foram parar no Departamento Médico: 12 a mais que neste ano; veja as principais ausências de 2017

Segundo clube com menos baixas médicas no ano ao lado do Avaí, Palmeiras teve ao todo 29 ocorrências clínicas ao longo da temporada, sendo apenas sete delas lesões musculares - a última foi do atacante Willian, que sofreu estiramento na coxa esquerda na reta final do Campeonato Brasileiro e ficou sem atuar por três semanas, em uma época de maior desgaste físico acumulado.
Antes do problema com o artilheiro do time, outras duas lesões (traumáticas) no mesmo dia chamaram atenção. No jogo da eliminação na Libertadores para o Barcelona de Guayaquil, no começo de agosto, o zagueiro Yerry Mina quebrou o quinto metatarso do pé esquerdo, e o goleiro Jailson sofreu uma lesão na região do quadril.

Mina voltou quase um mês antes do previsto, mas ficou sem jogar por 65 dias. Já a lesão de Jailson, que havia ganhado a posição de Fernando Prass, surpreendeu pela raridade, a ponto de o departamento médico do clube se ver obrigado a consultar especialistas nos Estados Unidos. Apesar disso, o goleiro se recuperou também antes do prazo imaginado, a tempo de entrar em campo novamente em 2017.

O saldo, portanto, foi considerado positivo pela comissão técnica alviverde. Por dois motivos principais: o pequeno número de lesões musculares (tipo cuja prevenção pode ser trabalhada com dosagem de carga e acompanhamento de marcadores após as partidas) e a recuperação acelerada dos atletas na maioria dos casos.

Veja a arte com a distribuição das lesões por parte do corpo no Palmeiras:



Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2017, além do divulgado pelas assessorias no dia a dia dos clubes.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2017 até a data da publicação desta matéria: 20 de dezembro de 2017. Todas as lesões sofridas pelos jogadores fora deste universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo Departamento Médico de pelo menos uma partida por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinteno
Postagem Anterior Próxima Postagem