Opinião - Falta equilíbrio emocional ao Palmeiras

"O medo de perder tira a vontade de ganhar". Luxemburgo não é um dos meus treinadores preferidos da atualidade. Mas ele tem uma frase que reflete bem o momento do Verdão.



Não estou sugerindo aqui troca de treinador. De jeito nenhum. Muito menos Luxemburgo.
Mas uma mudança de postura nesse time - e em algumas peças dele, talvez - se faz necessária.

Sair na frente e tomar a virada em casa, em um jogo que poderia nos deixar em uma situação muito confortável na tabela, é algo que me incomoda muito.

E foi uma derrota que teve de tudo um pouco.

Teve um pouco da parte tática: Eu não consigo me sentir seguro com o time jogando nesse 4-3-3. Sempre parece faltar gente no meio campo. Sempre há espaços para o adversário. Invariavelmente, alguém consegue passar sem muito esforço pelo nosso sistema defensivo. Ao mesmo tempo, sempre parece que o meio campo pega a bola e não sabe o que fazer com ela. Sobram bolas pela linha de fundo para os laterais e pontas alçarem na área. Pra ninguém. Acho que o declínio técnico de Lucas Lima não é por acaso.

Teve muita falha de posicionamento em jogadas defensivas. Não por acaso, dois dos três gols sofridos foram de bola parada.

Não acho que tenha faltado vontade. Bem ou mal, o time criou algumas chances.
Acho que o que falta mesmo a esse time é equilíbrio emocional.

Não há muitas explicações para ver o time perder tantos gols feitos, como tem acontecido. Nem para a quantidade de pênaltis desperdiçados - alguns deles custando o título paulista. As chances desperdiçadas ontem, nos pés de jogadores com um equilíbrio emocional maior, poderiam ter deixado o placar em 4x3, em nosso favor.

Alguns jogadores, como Dudu e Lucas Lima, peças fundamentais ao time, não estão tendo o equilíbrio emocional necessário para contribuir com o seu melhor. Keno é, indiscutivelmente, um dos melhores jogadores do time nessa temporada. Mas ele não tem o equilíbrio emocional para bater um pênalti aos 50 minutos do segundo tempo, com a equipe atrás no placar.

A coisa do emocional é tão séria que até mesmo o infalível Jaílson, na última partida, falhou.

E, se o treinador resolve não colaborar e colocar em campo Papagaio - que não tem experiência para lidar com a pressão da torcida - e Deyverson - jogador mais odiado no elenco atual - fica difícil reverter esse quadro de instabilidade psicológica, porque a torcida começa a jogar contra. Não por acaso, Hyoran entrou e fez o time reagir: vem com confiança nesta temporada e conta com o apoio do torcedor.

Eu acho que falta um pouco de tato por parte do treinador para observar este aspecto.
Um time do tamanho do Palmeiras, com os jogadores que tem hoje, não pode entrar em campo com medo de perder.

Levem esses jogadores a um psicólogo!

Postagem Anterior Próxima Postagem