Palmeiras fortalece esquema tático mesmo com reservas


Roger Machado escalou o Palmeiras para enfrentar o Ituano com apenas três titulares. O que poderia servir apenas para descansar os principais jogadores do Verdão e dar minutos de jogo para quem pouco vem sendo aproveitado na temporada ajudou a fortalecer o esquema tático adotado pela comissão técnica nas últimas rodadas. E o resultado tem sido positivo.
Depois da derrota para o Corinthians (nona rodada do Campeonato Paulista), Roger mudou a forma de o Palmeiras jogar. Com exceção da partida contra o São Caetano (10ª rodada), quando também jogou com reservas e foi derrotado em casa, o Verdão com dois volantes e um meia mais solto respondeu positivamente contra Junior Barranquilla (pela Libertadores), São Paulo (11ª rodada) e Ituano (3 a 0, no domingo, pela 12ª rodada).

Em Itu, o Palmeiras foi escalado com Guerra na ponta do tripé de meio de campo, com Bruno Henrique e Moisés mais recuados como volantes, e Dudu, Scarpa e Papagaio formando o trio ofensivo. Em comparação aos titulares, a disposição tática foi mantida, com as entradas de Felipe Melo, Lucas Lima, Willian e Borja.

A tática de fortalecer a marcação, pressionar o adversário e valorizar a posse de bola na fase ofensiva deu resultado mais uma vez. Com Scarpa variando de lado com Dudu, os palmeirenses não tiveram muitos problemas para chegar à vitória que consolidou a equipe como a melhor da primeira fase do Campeonato Paulista.


Moisés posicionado ao lado de Bruno Henrique e responsável pela saída de bola (Foto: Reprodução)

Mesmo com Bruno Henrique e Moisés (ou Felipe Melo) posicionados lado a lado na parte defensiva, isso não impede a aproximação da dupla ao setor ofensivo. A diferença é que o meia, Guerra no caso do último domingo e Lucas Lima na formação titular, ganha mais liberdade.

Sem a obrigação de recuar para iniciar o jogo e buscar a ligação da defesa com o ataque, por exemplo, o venezuelano ficou solto para entrar na área adversária. Foi por ali, inclusive, que ele deu passe para Scarpa abrir o placar na primeira etapa.

Na segunda etapa, o camisa 14 se aproveitou da marcação adiantada e dos avanços de Bruno Henrique para receber na esquerda e bater com força para marcar o segundo gol.


Marcação com oito palmeirenses no campo de ataque (Foto: Reprodução)

Além da parte tática, Roger Machado aproveitou a última rodada para fortalecer o grupo. Assim, Weverton estreou, Luan e Juninho tiveram mais uma chance, Moisés atuou mais de 45 minutos, Papagaio teve sua primeira chance como titular e Fernando marcou seu primeiro gol como profissional.

Depois de certa turbulência causada pela derrota no Dérbi, tudo parece voltar a caminhar tranquilamente pelos lados da Academia. Com tempo até a próxima rodada da Libertadores, marcada para a primeira semana de abril, os palmeirenses terão foco total nas quartas de final (contra o Novorizontino) e em uma eventual semifinal do Paulistão.

Melhor da primeira fase do torneio estadual, com titulares descansados e uma ideia tática que começa a encaixar, dá para esperar uma trajetória mais longa para o Palmeiras de Roger Machado.

Foto de abertura: Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Fonte: Globo Esporte
Postagem Anterior Próxima Postagem