Entradas de Bruno Henrique e Victor Luis fortaleceram o Palmeiras


Bruno Henrique se tornou peça-chave no esquema do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras)

O Palmeiras vinha de uma boa campanha no Paulistão, mas de uma derrota importante no clássico contra o Corinthians, quando Roger Machado resolveu mexer na equipe para a estreia da Taça Libertadores, contra o Junior, em Barranquilla.
Na prática, foram apenas duas mudanças em relação ao time que vinha ganhando sequência desde o início da temporada. As entradas de Victor Luis e Bruno Henrique, porém, mexeram com a ideia de jogo do Palmeiras e deram resultado imediato.

Os resultados já seriam suficientes para comprovar como acertada a decisão da comissão técnica palmeirense. Com exceção ao duelo contra o São Caetano, quando o Verdão atuou com reservas, o time venceu os colombianos pelo torneio sul-americano e encerrou sua participação na primeira fase do Paulistão com triunfos sobre São Paulo e Ituano.

Segurança defensiva
Na parte defensiva, a entrada de Bruno Henrique fortaleceu o setor. Antes, apenas Felipe Melo ficava posicionado à frente dos zagueiros e tinha o setor completado por Tchê Tchê e pelos demais componentes da linha de quatro do meio de campo. No atual esquema, Bruno e Felipe dividem a responsabilidade na marcação.

Antes explorado pelos adversários, o lado esquerdo da defesa passou a ficar bem fechado com Victor Luis. Coincidência ou não, o atleta foi um dos grandes destaques nas vitórias contra Junior e São Paulo.

Liberdade aos meio-campistas
Se antes era comum ver Lucas Lima buscando o jogo ainda no campo de defesa, hoje é possível ver o camisa 20 do Verdão livre para armar e se aproximar dos ataques e da área adversária. Isso se justifica pela entrada de Bruno Henrique, que tem qualidade no passe e, ao lado de Felipe Melo, é mais uma opção de saída de bola para os palmeirenses.

Com o setor mais reforçado, Dudu e Willian também ganham mais liberdade para criar no sistema ofensivo.


Victor Luis deu estabilidade ao lado esquerdo da defesa (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Pressão na marcação
Uma das principais ideias de Roger Machado para o Palmeiras é pressionar a saída de bola do adversário. Na visão do treinador, uma roubada de bola no campo de ataque aumenta as chances de gol.

Foi assim, por exemplo, que Dudu recuperou a posse de bola contra São Paulo e Ituano e criou as jogadas dos gols de Miguel Borja (veja no vídeo) e Gustavo Scarpa. Depois de atuar um ano e meio sem férias – Bruno Henrique foi contratado em julho do ano passado após atuar pelo Palermo, da Itália –, o volante tem destacado a pré-temporada e afirmado estar em melhor condição física.

Victor Luis aumentou a força de recuperação do sistema defensivo e se destacou em bons desarmes contra Junior e São Paulo – ele não atuou contra o Ituano, no último domingo, por causa de suspensão.

Surpresa no ataque
Quando Roger Machado explicou a mudança no time titular do Palmeiras, justificou que a ideia era não sofrer mais na defesa, principalmente pelos lados. Mas, além da característica de marcar e roubar a bola, Bruno Henrique tem também boa chegada ao ataque.

Contra o Junior de Barranquilla, na estreia da Colômbia, o volante apareceu como elemento surpresa e, aproximando-se da área, marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 fora de casa. Contra o Ituano, no domingo, foi dele o passe para o segundo gol de Gustavo Scarpa.
Fonte: Globo Esporte
Postagem Anterior Próxima Postagem