A passagem de Borja pela Colômbia com o Palmeiras

Em casa, camisa 9 do Verdão é um dos personagens da boa estreia palmeirense na Libertadores

Borja durante a partida contra o Junior (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

Quase sempre com um sorriso no rosto, Miguel Borja viveu dias especiais em Barranquilla nesta semana. Em seu primeiro retorno à Colômbia, o atacante foi um dos personagens mais importantes da vitória por 3 a 0 do Palmeiras sobre o Junior, na estreia na Taça Libertadores.
Borja é praticamente uma celebridade local. Em cada canto da cidade, perguntas e curiosidades sobre como está a vida e o desempenho do atacante em terras brasileiras. Nascido em Tierralta, a cerca de 430 km de Barranquilla, ele é apontado como um dos orgulhos de toda a região.

Celebridade
Por onde passou, Borja despertou a atenção da imprensa local. Quando deixou o hotel que hospedou os palmeirenses para trabalhar em uma academia próxima, equipes de TV batalharam por uma declaração do atleta.

Na porta do hotel, torcedores se posicionaram ao lado do ônibus que levou o Verdão ao treinamento, na quarta-feira, para um rápido contato ou um pedido de foto.

No estádio, o carinho e o respeito foram mantidos mesmo após a vitória palmeirense por 3 a 0. Após entrevistas, Borja deixou o gramado do estádio Metropolitano aplaudido por torcedores do Junior. Na saída, mais pedidos por entrevistas e a necessidade de o atleta ser conduzido por um segurança até o ônibus.

Família e amigos
Com a proximidade da sua cidade-natal, Borja recebeu a visita de amigos e familiares. Foi comum ver o atleta conversando com algumas pessoas na recepção do hotel desde terça-feira. Quando a turma maior chegou a Barranquilla, na quarta, eles foram deslocados para uma área no mezanino.

Com uma faixa que dizia que "Tierralta estava presente", os colombianos mostravam com orgulho as suas origens e não escondiam a grande admiração pelo atacante.

Profecia
Entre os cerca de 30 torcedores que receberam atenção especial do atacante durante a tarde de quarta-feira estavam os familiares de Borja, casos do pai, do tio e de três dos 11 irmãos do jogador.

José Maria, pai de Borja, conversou com a reportagem do GloboEsporte.com no saguão do hotel e, como conhecedor do futebol da região de seu país, projetou um duelo difícil para o Palmeiras diante do Junior. Mas não teve dúvida:

- Todos pedem que ele meta gols e gols e mais gols, e orando para Deus para que siga em frente. Ele quer fazer gols aqui, vai marcar um, mas não é fácil, é duro aqui - contou o pai do atacante, antes de ir ao estádio.
A previsão acabou se concretizando horas depois...

Gol e festa
No estádio Metropolitano, todas as atenções da imprensa e dos torcedores locais foram para Miguel Borja. Quando a bola rolou, ele foi titular e se manteve como principal referência do setor ofensivo alviverde.

Na segunda etapa, quando o Verdão já vencia por 1 a 0, o camisa 9 palmeirense aproveitou rebote da defesa após chute de Lucas Lima para completar de primeira e marcar um belo gol.

Um dos heróis da equipe de Roger Machado no triunfo por 3 a 0 na estreia da Libertadores, Borja teve tempo de curtir um pouco a família na saída do vestiário. Ali, recebeu o carinho de amigos, dos irmãos e do pai.

- A família é tudo. É um privilégio estar aqui e que eles fiquem aqui acompanhando. É algo muito muito belo. Volto feliz ao Brasil e agradecido a Deus, que está abençoando a minha vida - disse o camisa 9.

Artilheiro
Depois de uma temporada de expectativa alta, Borja iniciou a temporada de 2018 da melhor maneira possível. Titular absoluto da equipe comandada por Roger Machado, o camisa 9 do Palmeiras marcou seis gols em nove partidas.

Em termos de comparação, ele já fez na atual temporada mais da metade dos gols marcados no ano passado - em 2017, entrou em campo 43 vezes e marcou dez gols.

Fonte: Globo Esporte
Postagem Anterior Próxima Postagem