Roger Machado destaca gol de Borja e elogia força do elenco palmeirense


Foto: Foto: Marcos Ribolli

O técnico do Palmeiras, Roger Machado, viu sua equipe alcançar neste domingo a quinta vitória em cinco jogos na temporada. Desta vez, a vítima foi o Santos, no primeiro clássico do ano: 2 a 1 na arena. O comandante alviverde elogiou o rendimento da equipe – que buscou os três pontos com gols de Antônio Carlos e Borja.
"Passamos com bastante propriedade, mesmo tendo um adversário bastante forte do outro lado", disse o técnico.

Mas Roger também teve momentos de incômodo. Ele não gostou de ver murmúrios da torcida em momentos de substituição – por exemplo, na entrada de Bruno Henrique no lugar de Tchê Tchê. E fez um pedido aos torcedores: que tentem evitar isso.

"Vai um pedido ao torcedor. Quando chamei o Bruno (Henrique) para entrar, essa energia, de esperar que entre outro jogador, atrapalha um pouco nosso jogador. Preciso que o torcedor abrace todos nossos jogadores. É um ano novo. Os atletas estão muito motivados para dar muita alegria ao torcedor.

O técnico aproveitou para celebrar o gol marcado por Borja, que tem sua condição de titular contestada.

"Nesta semana, fui muito questionado em função disso, se ele merecia ou não permanecer em campo. A gente apostou na permanência dele, e ele fez um belo jogo coletivamente e definiu com um gol. Sem dúvida, isso gera confiança, otimismo. A tendência é de que entre mais leve, mais solto, e todo mundo ganha com isso. Fiquei fez com o gol do Miguel (Borja). Não foi à toa que todos os atletas foram abraçá-lo. Eles sabem do esforço que ele está fazendo para justificar o investimento na contratação dele".

Confira outros trechos da entrevista:

Expectativa para o primeiro clássico

"O clássico tem vários elementos. Externei para os atletas que também tinha muita curiosidade.

Disputa tática

"A questão da força é diferente da estratégia. Ao marcar alto e conseguir seu gol, você muda a estratégia e oferece um pouco mais de campo para aproveitar os contra-ataques. Tivemos um pouco de dificuldade em encaixar a marcação no campo do Santos porque nosso tripé de meio estava afundando quando o Renato entrava na linha. Faltava uma das asas para a gente pressionar o adversário. Em alguns momentos, o Borja ficou sozinho, e fica difícil pressionar. (...) A gente conseguiu entrar mais no campo, pressionou, criou oportunidades. O Santos tinha uma boa metida de bola para o Copete. Era importante a gente estar preparado para quando essa bola viajasse pelo alto e disputar a primeira ou a segunda bola. A estratégia do jogo se molda com o que o adversário oferece.

Formar um time titular

"Também quero trabalhar jogo a jogo. Nesse momento, os jogadores que estão entrando em campo são os que começaram hoje. Se no ano passado não se conseguia identificar (um time titular), agora é importante ter uma base. Se não acontecerem as coisas, serei cobrado. Permiti ter um entrosamento com 11 e repeti-los, mas entendo que há muitos profissionais brigando por uma vaga e é preciso manter esses profissionais motivados, com possibilidade de entrar em campo. A gente vai em cima da navalha, dando ritmo de jogo e possibilitando oportunidade a quem não pode entrar.

Superioridade do elenco palmeirense

"Ter um elenco de qualidade não vai te dar 50% a mais de possibilidade. Vai te dar vantagem competitiva de ter um elenco recheado de bons talentos. Isso não passa de 10%. O que dá vantagem é ter um time competitivo e com variação dentro do próprio jogo. Não espere que vamos golear em todos os jogos. Vamos fazer a diferença com jogadores de qualidade e manter ou elevar o nível de acordo com a necessidade do jogo.

Possibilidade de variar o time titular

"Hoje, o campeonato não tem nada definido. Acumulamos uma gordura que se não continuarmos no ascendente, podemos perder. Não gosto da palavra teste. É importante manter todo meu grupo motivado, oportunizando momento que eles entrem em campo. Tudo é possível. É importante também dar sequência que gera entrosamento.
 Fonte: Globo Esporte
Postagem Anterior Próxima Postagem