Tchê Tchê merece banco no Palmeiras? Roger diz que ele é titular absoluto e explica por quê


Tchê Tchê em ação durante a vitória do Palmeiras sobre o Bragantino Gazeta Press

O Palmeiras venceu o Bragantino por 2 a 0 no último domingo e manteve 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista. No entanto, o volante Tchê Tchê viveu, na visão dos torcedores, mais uma jornada apagada em 2018, como já havia acontecido nas partidas contra Santo André, Botafogo-SP e Red Bull Brasil pelo Estadual.
O técnico Roger Machado, porém, teve uma opinião totalmente diferente.

Em sua coletiva após a partida, em Bragança Paulista, o gaúcho exaltou a partida "taticamente perfeita" do camisa 8 e descartou qualquer chance do meio-campista ir parar no banco de reservas - principalmente com a volta de Moisés, que retornou aos gramados no último domingo contra o Braga.

"Até esse momento, ele vem fazendo tudo o que a gente pede e o que é solicitado da função dele", salientou.

O treinador assegurou que Tchê Tchê seguirá como titular e explicou exatamente por quê.

"Nós temos um jogador centralizado entre linhas, que é o Felipe (Melo), e eu tenho dois jogadores à frente da linha, que são o Lucas (Lima) e o Tchê Tchê. O Lucas é um jogador mais articulador, e o Tchê Tchê, que tem boa visão de jogo, consegue se deslocar bem entre linhas", ressaltou.

"É um jogador que, tão logo pega a bola, vira para o ataque em busca de uma opção de passe à frente. Ele tem sido muito importante até o momento. Individualmente, tem aparecido dentro do contexto coletivo", complementou.

Roger ainda disse que o camisa 8 vem sendo "sacrificado" em ações defensivas, atuando em prol do equilíbrio do time, o que significa que ele não terá mais a liberdade em campo que possuía nos tempos de Cuca, durante o Brasileirão 2016.

"Cada um jogador tem uma importância em sua fase (no campo). Eu tenho um time bem ofensivo, e para ter equilíbrio, alguns jogadores se sobrecarregam, pois são um pouco mais sacrificados em ações defensivas, para que a gente gere esse equilíbrio e possa dar liberdade aos jogadores de ataque", explanou.

No Campeonato Paulista, o mapa de calor de Tchê Tchê feito pela TruMedia, serviço de estatísticas exclusivo da ESPN, mostra que o volante vem se desdobrando em campo.

Ele aparece com frequência tanto do lado direito quanto do esquerdo em várias ações, seja ofensivas ou defensivas.



Mapa de calor de Tchê Tchê até a 4ª rodada do Campeonato Paulista TruMedia

Já se forem analisados os números defensivos do meio-campista, ele de fato vem "carregando o piano".

Ainda de acordo com o TruMedia, o camisa 8 tem quatro desarmes em todo o Estadual: um contra o Bragantino, dois contra o Red Bull e um contra o Botafogo-SP. Seu aproveitamento de desarmes é de 100%, pois ele acertou todos que tentou.

Além disso, foram duas interceptações, ambas contra o Red Bull.

O atleta se destaca mesmo é na recuperação de posse: foram 11 ocasiões em que ele recuperou a posse de bola para o Palmeiras: duas contra o Braga, quatro contra o Red Bull, uma contra o Botafogo-SP e quatro contra o Santo André.

Ele ainda acumula dois desarmes aéreos e dois passes bloquados.

Tudo, aliás, com extrema lealdade: ele só fez duas faltas até agora no Paulista, e não levou cartões.

Em ações ofensivas, o atleta acumula 152 passes certos em 171 tentados (aproveitamento de 88,9%). Ele recebeu 155 passes nos quatro jogos até agora (38,75 por jogo), e tentou quatro finalizações, todas para fora.



Portanto, se você quer ver Tchê Tchê no banco do Palmeiras, saiba que isso não deve acontecer, pelo menos agora.

O "Bola de Prata" de 2016 deve ser titular novamente no próximo domingo, quando o clube alviverde encara o Santos, em clássico no Allianz Parque, às 17h (de Brasília), formando a dupla de volantes com Felipe Melo.

"Eu não compactuo com as críticas em cima das atuações dele", finalizou Roger.
Fonte: ESPN

1 Comentários

  1. É um jogador que não aparece no jogo. Mas é muito importante a função que ele faz...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem