Palmeiras já se vê formador após reformulação dar resultado na base - Nação Palmeirense - Blog da Torcida Palmeirense Palmeiras já se vê formador após reformulação dar resultado na base - Nação Palmeirense - Blog da Torcida Palmeirense

PUBLICIDADE

Palmeiras já se vê formador após reformulação dar resultado na base

Historicamente um time com poucos feitos nas categorias de base, Verdão muda cenário com jogadores na Seleção e títulos. Próximo passo é ter mais garotos no profissional

Historicamente sem bons resultados na base, o Palmeiras tem mudado este estigma, tanto que em 2017 é o clube brasileiro que mais cedeu jogadores às seleções do sub-15 ao sub-20 e agora com títulos. No sábado, os times sub-11 e sub-15 conquistaram o Paulista de suas respectivas categorias, diante de 21 mil pessoas no Allianz Parque.
O resultado só fortalece a ideia no clube de que a profissionalização iniciada em 2013, na gestão de Paulo Nobre e mantida por Maurício Galiotte, deu certo. Para João Paulo Sampaio, coordenador da base, o Verdão já pode ser visto como um clube formador.

- O grande lance do Palmeiras foi a profissionalização do clube, que vem desde 2013, com o (Erasmo) Damiani (ex-coordenador) aqui na base; no profissional com Cícero (Souza) e Alexandre (Mattos). Mas nada aconteceria se os presidentes Paulo Nobre e Maurício (Galiotte) não comprassem a ideia - afirmou João, ao LANCE!.

- Mudamos o foco na captação. Tínhamos dois captadores (de jogadores), agora temos cinco. Nossos treinadores e eu viajamos muito para ver atletas. Qualificamos o quadro de profissionais que trabalham com atletas. Não adianta grandes jogadores sem bons profissionais. Isto a gente tem, não à toa nosso treinador do sub-15 passou quase metade de ano na Seleção Brasileira, o preparador físico também foi. O maior número de jogadores de um clube na Seleção de base é do Palmeiras, ano passado foi o segundo, perdeu só por um atleta para o São Paulo, então é um parâmetro da qualidade dos atletas - acrescentou. 

Neste ano, o Palmeiras cedeu 16 atletas para a Seleção Brasileira na base (11 no sub-15, quatro no sub-17 e um no sub-20), além de um para o sub-17 do Paraguai, o centroavante Aníbal. Além deles, Paulo Victor Gomes, técnico do time sub-15, comanda também a Seleção nesta categoria.

O Verdão tem desde 2008 as categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Esta foi a primeira vez na história em que o clube leva todos os times às finais do Paulista. Antes, só o Santos havia conseguido, em 2015, mas ganhou apenas uma taça. O Palmeiras, enquanto isso, disputou três decisões, conquistou duas e está na briga por outras duas.

Com títulos, jogadores convocados e trabalho elogiado, o clube busca o último passo: dar mais espaço à base no profissional. Neste momento, só Vinícius Silvestre e Daniel Fuzato, terceiro e quarto goleiros, foram formados no clube. 

- Se não acontecia antes (espaço da base no profissional), era por a base não mostrar que tinha estes talentos, não mostrar que tem a capacidade de suprir as necessidades dos profissionais. E em 2015 tivemos quatro atletas na final da Copa do Brasil (João Pedro, Lucas Taylor, Matheus Sales e Gabriel Jesus), o ano passado foi a maior venda da história do clube (Gabriel Jesus), uma das maiores revelações do futebol brasileiro, não do Palmeiras só. Então vai acontecer, o Palmeiras tem muito a colher do que plantou - pontuou.

- Acho que a partir de 2018 vamos encarar esta marca (de clube formador), a gente sabe que é muito difícil, concorrido, pelo nível do elenco, pela cobrança, o nível da equipe, de títulos, Libertadores e estar sempre entre os primeiros, pode ser que um ou outro não aproveite as chances, mas clube formador hoje ele é, hoje uma das referências e sentimos isso quando saímos para disputar torneios e todos os profissionais da base falando do nosso trabalho - encerrou.
 Fonte: LANCE!Net

Adicione nosso site aos seus favoritos! Fique por dentro das principais noticias do Palmeiras
Palmeiras já se vê formador após reformulação dar resultado na base Palmeiras já se vê formador após reformulação dar resultado na base Reviewed by Julio Mateus on 10:50:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.