Enquanto profissional sofre pressão, base do Palmeiras dá show em 2017


Alan Guimarães (à dir.) comemora gol ao lado de Vinicius Junior na seleção sub-17

Enquanto o Palmeiras sofre uma grande pressão por resultados entre seus jogadores profissionais, nas categorias de base o clima é de festa antecipada. Com a classificação do sub-20 para a final do Paulista na última sexta-feira, o time bateu recorde com seus garotos.

Pela primeira vez na história, o Alviverde está nas cinco finais do Campeonato Paulista para garotos: com o sub-20, sub-17, sub-15, sub-13 e sub-11. O time do sub-17 aumenta a lista de feitos com a vaga na final da Copa do Brasil que será disputada contra o Corinthians.

A dominância alviverde já dava sinais no ano passado. Em 2016, os palmeirenses chegaram em três finais e foram campeões em todas elas. O sub-15 ainda teve as convocações de Hiago, Emerson Lima, Gustavo Garcia e Bruno Carcaioli para um torneio nos EUA em dezembro.

Ao todo, foram 18 nomes convocados para seleções de base nesta temporada. Alan, inclusive, se destacou no Mundial sub-17 em que o Brasil terminou na terceira colocação e chegou a ser cogitado no Real Madrid. Todo esse sucesso é creditado ao coordenador de base João Paulo Sampaio.

Ainda que seja um sucesso, a base não tem recebido muitas chances entre os profissionais. Garotos como Pedrão e Léo Passos já treinaram com os "adultos" e Matheus Iacovelli, Gabriel Furtado e Fernando já receberam chances nos jogos. No primeiro semestre, Vitinho também foi testado, mas ele foi negociado por empréstimo com o Barcelona.

Isso significa estar bem longe da meta traçada para 2017. Alexandre Mattos e companhia haviam definido que o clube deveria ter tido quatro atletas que consigam ter jogado pelo menos 45 minutos em dez partidas da temporada.

As ótimas condições financeiras e o suporte irrestrito da patrocinadora fazem o Palmeiras ter a opção de ir sempre ao mercado quando precisa reforçar o elenco. Os atletas da base, neste cenário, acabam tendo a chance apenas de participar dos treinos.

No ano que vem, o time deve receber três atletas que foram formados no clube e estavam emprestados: João Pedro volta da Chapecoense; Victor Luis retorna do Botafogo; e Artur vem do Londrina.
Fonte: UOL
Postagem Anterior Próxima Postagem