Victor Luis, João Pedro, Sales e Artur: saiba o que o Palmeiras pensa de cada um

Jogadores formados na base estão emprestados até o fim da temporada


Foram poucos os jogadores formados na base a ter oportunidade no profissional do Palmeiras nesta temporada. Para 2018, como já ocorreu em anos anteriores, porém, o planejamento da diretoria é haver mais espaço para nomes criados no próprio clube e que atualmente defendem outros times. Quem diz é o presidente, Maurício Galiotte.
– No ano que vem vai ser diferente. Depende um pouco do momento e qual situação de amadurecimento e preparação do atleta da base para integrar o profissional. Quando não está pronto, precisa emprestar para ter novas experiências se preparando para estar conosco – afirmou o dirigente, em entrevista ao GloboEsporte.com.

De fato, diversos deles acabaram finalizando a formação ou ganhando mais experiência em outras equipes. O lateral-esquerdo Victor Luis (atualmente no Botafogo), o lateral-direito João Pedro (Chapecoense) e o volante Matheus Sales (Bahia) são os principais exemplos. Os três chegaram a ser titulares, mas caíram de produção e foram emprestados com intuito de serem reaproveitados no futuro.

– Está bastante elaborado no planejamento do ano que vem a ideia de ter João Pedro. Vamos analisar o Matheus Sales, o Pedrão (zagueiro do sub-20) muito provavelmente, o Victor Luis, o Artur... Estamos falando de cinco ou seis jogadores que estarão no elenco profissional. Esse é o conceito e o que temos de seguir. Caso não ocorra é por algum motivo de o jogador não estar preparado, mas essa é a filosofia – diz Galiotte.

– Trabalhamos para não ter mais a necessidade de fazer 10, 15, 18 contratações. Essa etapa passou. Daqui para frente, temos de fazer contratações pontuais e específicas, trabalhando a base e trazendo gente nova. Tenho de ter gente da base no elenco profissional pronta para entrar. Se não estão (prontos), emprestamos para desenvolver e retornar. Esse tem de ser o Palmeiras do futuro.

Principais jogadores emprestados até o fim do ano

Victor Luis (Botafogo)


Em alta e com menos concorrência: como lateral voltaria em 2018 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
De todos os emprestados, é o mais aguardado. O lateral-esquerdo de 24 anos tem jogado muito bem no Rio de Janeiro. É titular da equipe que segue viva na Libertadores e foi eliminada apenas na semifinal da Copa do Brasil. Este é o seu segundo empréstimo: antes de voltar em 2016, ele havia ido bem também no Ceará. Na última passagem pelo Palmeiras, enfrentou a concorrência de Zé Roberto e Egídio – dupla que talvez não esteja no clube no ano que vem.

João Pedro (Chapecoense)

Principal concorrente do lateral-direito neste momento seria Mayke (Foto: Sirli Freitas/Chapecoense)
A exemplo de Victor Luis, de quem foi companheiro no Palmeiras que brigou para escapar do rebaixamento nacional, em 2014, o lateral-direito de 21 anos teve a experiência de jogar uma Libertadores como titular em 2017, em sua posição de origem e também no meio-campo, e está bem avaliado pela diretoria. Atualmente, ele se recupera de uma lesão no joelho direito. Seu principal concorrente neste momento no elenco palmeirense seria Mayke.

Matheus Sales (Bahia)

Hoje em dia, o único cão de guarda do elenco é Thiago Santos (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
Titular na final da Copa do Brasil de 2015, vencida pelo Palmeiras, o volante de 22 anos perdeu espaço na temporada seguinte e, em janeiro deste ano, seguiu para Salvador. Ele disputou oito jogos do Brasileiro e tem mercado para ser negociado, tanto que recentemente recebeu proposta do futebol russo. Sua situação será avaliada mais perto do final do contrato de empréstimo. Hoje em dia, o único volante basicamente marcador do elenco é Thiago Santos.

Artur (Londrina)

Promessa da base vem fazendo sucesso na Série B (Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube)
O desempenho do meia na Série B tem sido uma grata surpresa, embora o jogador de 19 anos sempre tivesse sido elogiado no clube – em 2016, ele chegou a fazer pré-temporada com o profissional. Opção pelos lados ou como um quarto homem de meio-campo, é titular do time paranaense, que ainda briga por uma vaga na primeira divisão e está na final da Primeira Liga. É muito provável que ele volte ao menos a fazer a pré-temporada no Palmeiras em 2018. Para sua posição, porém, elenco tem em teoria Moisés, Guerra, Hyoran e Raphael Veiga, além dos muitos atacantes de beirada de campo.
Fonte: GlobEsporte
Postagem Anterior Próxima Postagem