Torcida mantém Palmeiras como 3ª marca mais valiosa


Palmeirenses lotaram estádios, ruas e aeroportos na temporada passada (Foto: Marcos Ribolli)

O Palmeiras se manteve entre as marcas mais valiosas do futebol brasileiro em estudo realizado pela empresa de consultoria e auditoria BDO. Como no ano anterior, em que apresentou um grande salto (de R$ 651 milhões para R$ 1.021,9 bilhão), o clube se manteve na terceira posição, agora avaliado em R$ 1.123,8 bilhão, atrás apenas de Flamengo e Corinthians.
Maior do país, o patrocínio da Crefisa e da Faculdade das Américas não é a única razão para a boa posição no ranking. No relatório – que leva em conta mais de 40 critérios –, a receita vinda da torcida se mostra muito importante, juntamente com a exploração comercial da marca.

Distribuição das receitas em 2016 (em %)


Valor de marca e arrecadação no ano passado


– Hoje o Palmeiras tem a maior arrecadação de patrocínio do país, mas a maior arrecadação de bilheteria do país, teve no ano passado a melhor média de público do país. Foram vários indicadores que fizeram com que o Palmeiras crescesse, não foi só a questão de patrocínio – destacou Pedro Daniel, consultor da BDO, ao SporTV.

Na temporada passada, quando conquistou o título brasileiro, o Palmeiras foi campeão também na média de público contabilizando as Séries A, B, C e D da competição nacional. Em 19 partidas como mandante, registrou média de 32.470 pagantes. Foi ainda a maior bilheteria de 2016, com pouco mais de R$ 69 milhões arrecadados.

O engajamento da torcida também se confirma nas redes sociais, com o maior canal de Youtube entre clubes de futebol na América Latina e a quarta colocação no ranking de seguidores do Facebook.

– O torcedor do Palmeiras abraça a causa de uma maneira absurda, o engajamento do palmeirense é o maior do Brasil – ressaltou o presidente Maurício Galiotte, em entrevista recente ao GloboEsporte.com, quando enfatizou o desejo de tornar o clube uma referência.

Vale ressaltar que o Palmeiras aparece em décimo no ranking de cotas de TV porque, ao contrário dos rivais, não recebeu nenhum valor relacionado a "luvas" no período.

Comparação com anos anteriores e evolução

Em termos absolutos, a variação no valor de marca do Palmeiras nos últimos cinco anos foi a segunda maior (R$ 627 milhões), atrás somente do Flamengo (R$ 838 milhões). Esse salto, que se deu a partir da reinauguração de seu estádio e do novo patrocínio, fez com que o clube deixasse de competir com Grêmio e Internacional e tomasse o lugar do São Paulo como terceira marca mais valiosa.


Valor de marca saltou de 2015 para 2016, com reinauguração do estádio e novo patrocínio (Foto: BDO)


Gráfico mostra aumento na arrecadação de receitas do Palmeiras de 2013 para cá (Foto: BDO)


Fonte: Globo Esporte
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