Palmeiras vê novas lideranças surgirem em campo com ambiente mais leve

Time tem encorpado e vive bom momento no Campeonato Brasileiro, apesar da eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil. Aos poucos, reforços começam a ganhar voz no elenco

Ao contrário do ano passado, quando o técnico Cuca se viu forçado a buscar representantes seus em campo sobretudo após a lesão do capitão Fernando Prass, o Palmeiras tem visto novas lideranças surgirem naturalmente neste momento da temporada.
O ambiente mais leve, muito em função dos bons resultados recentes, ajuda. Há relatos também de que o afastamento do volante Felipe Melo, que costumava tomar a frente em diversos momentos tanto no vestiário quanto dentro das quatro linhas, deu espaço e importância para a voz de outros jogadores mais novos, de idade e de clube.

Recém-contratado depois de passagem pelo futebol europeu, o volante Bruno Henrique já é visto internamente com muito respeito por colegas e membros da comissão técnica. Há uma semana, mesmo sem ter sido inscrito na Copa do Brasil, foi ele quem concedeu entrevista no dia seguinte à eliminação para o Cruzeiro, nas quartas de final do torneio mata-mata. A propósito, o dia seguinte à cobrança de Felipe Melo no Mineirão, onde também disse "alguma palavra contra Cuca".

Em quase todos os clubes por onde passou, incluindo o Corinthians, Bruno Henrique até vestiu a braçadeira – que, no Palmeiras, pertence a Dudu. O atacante se tornou capitão justamente no ano passado, como estratégia de Cuca para cobrar dele mais responsabilidade dentro e fora de campo. De lá para cá, não à toa, seu futebol evoluiu.

À época, o treinador palmeirense também forçou o surgimento de novos líderes em campo. Conversava reservadamente seguidas vezes com os meio-campistas Tchê Tchê e Moisés, pedindo que a dupla falasse com os colegas em campo, desse orientações táticas.

– Tenho tentado fazer com que a gente tenha mais lideranças dentro de campo, é necessário ter. Um time maduro, bem posicionado, tem que ter comando dentro de campo. Jogando com 40 mil, a voz do treinador não chega dentro de campo. Tem que ter os representantes dele em campo – explicou Cuca, em agosto de 2016.

Nesta temporada, outro jogador que começa a ter sua voz ouvida é o zagueiro Luan. Mesmo jovem, o reforço de 24 anos (três a menos do que Bruno Henrique), campeão olímpico pela seleção brasileira, é elogiado nos bastidores não apenas pelo futebol apresentado, mas também por conseguir transmitir suas ideias de forma tranquila.

São lideranças novas, que se somam às mais antigas e respeitadas do elenco, como o goleiro Fernando Prass e os laterais Zé Roberto e Jean. O camisa 1, mesmo atualmente reserva no time ideal de Cuca, foi enaltecido publicamente pelo técnico na última sexta-feira, a dois dias da partida contra o Atlético-PR, quando terá nova oportunidade de atuar.

– O Prass está mostrando a liderança, o caráter que tem. Está aí puxando coro no vestiário, motivando e mobilizando os jogadores. É um cara fantástico. A gente tem que falar, às vezes vocês não sabem o que ocorre. Tinha tudo para estar triste, mas pelo contrário, é um baita de um líder – falou o comandante.
Veja as informações do Palmeiras para o jogo contra o Atlético-PR:

Local: arena do Palmeiras, São Paulo
Data e horário: domingo, 16h (de Brasília)
Provável escalação: Fernando Prass; Fabiano, Edu Dracena, Juninho (Antônio Carlos) e Michel Bastos (Juninho); Zé Roberto, Tchê Tchê e Raphael Veiga; Erik (Michel Bastos), Keno e Borja
Desfalques: Jailson (suspenso); Mina e Guerra (em recondicionamento físico); Willian (lesão muscular); Arouca e Thiago Martins (em recuperação após cirurgia)
Pendurados: Gabriel Furtado, Raphael Veiga, Keno e Felipe Melo
Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo (DF), auxiliado por José Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Bachin Jr e Luiz Ademar)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 15h
Fonte: GlobEsporte
Postagem Anterior Próxima Postagem