70% de aproveitamento e queda de rivais: Cuca detalha contas pelo bi



Cuca costuma analisar detalhadamente a tabela e adversários para definir suas contas e metas no Campeonato Brasileiro. Assim como em 2016, o técnico do Palmeiras considera que uma campanha em torno de 74 pontos será suficiente para dar o título. Atual campeão, ele considera que o Verdão ainda tem condições de brigar pelo bicampeonato, mesmo estando a dez pontos do líder Corinthians depois de nove rodadas.

A tarefa, contudo, não será fácil. Nas contas de Cuca, o aproveitamento do time campeão gira em torno de 66% - o Palmeiras hoje tem 48,1%. Para compensar o início ruim, o Verdão precisa de um aproveitamento de 70,1% nas próximas 29 rodadas. Número bem semelhante ao que gerou a conquista palmeirense em 2016.

- Vamos analisar o Brasileiro: são 114 pontos em disputa. Eu faço sempre o diagnóstico de 74 como média para ser campeão. Vai dar mais ou menos 65%, 66% de aproveitamento - explicou o treinador.

- Nesta época, ano passado a gente tinha 19 pontos (agora tem 13). Tínhamos os 65%, 66% para o título (na verdade eram 70,3%). Corinthians e Grêmio estão acima. Estamos seis pontos a menos do que a gente tinha, mas sobrou para a gente seis pontos no fim. Por pontos perdidos você pode perder 40. Perdemos 14. Podemos perder mais 20 e tantos. E vão acontecer derrotas, empates, mas nosso bom momento vai chegar - acrescentou.

Quando diz que "sobraram" seis pontos, Cuca faz menção aos 80 pontos que o Palmeiras conquistou em 2016. Naquela campanha, os 74 também serviriam pela taça, já que Santos e Flamengo, vice e terceiro colocados, respectivamente, terminaram com 71 pontos cada um.

Neste início do Brasileirão, Corinthians e Grêmio têm aproveitamento altíssimo: 85% e 81%, respectivamente. Para Cuca, os dois times não conseguirão manter estes números até dezembro.

- Corinthians e Grêmio estão com 85% de aproveitamento, que não é normal. Vai baixar. Vamos recuperar com o tempo. Não sei se os pontos, mas o futebol vai ficar nivelado. Todo time vai passar por momento ruim, tem confrontos diretos. Temos jogadores para estrear, e se analisar tudo como tem de analisar, o otimismo vai bater que podemos lutar também. E pelos mata-matas da Libertadores e Copa do Brasil - acrescentou.

Diferentemente de 2016, o Palmeiras não tem o Brasileiro como principal foco. A principal meta é vencer a Libertadores, e disputar também o título da Copa do Brasil. Até essa sexta, Cuca falava em brigar pelo G4 no Nacional, mas parece ter mudado de ideia.
 Fonte: terra
Postagem Anterior Próxima Postagem