Jovem X veterano: Gabriel Jesus e Alecsandro duelam por artilharia




A disputa pela artilharia do Palmeiras em 2016 opõe dois jogadores de perfis diferentes. Atualmente com oito gols cada, Alecsandro, de 35 anos, e Gabriel Jesus, de 19, vêm protagonizando um duelo acirrado. Em menos de quatro meses de temporada, cada um já marcou metade dos gols anotados por Dudu, artilheiro de 2015, no ano passado inteiro.  
Promovido das categorias de base no ano passado, após ser destaque no Paulista sub-20 e na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Gabriel Jesus vem crescendo cada vez mais na equipe. Firmou-se como titular absoluto e provou que, apesar da idade reduzida, pode ser protagonista do Palmeiras.  
Na Taça Libertadores da América, apesar da queda precoce do Palmeiras, Gabriel marcou quatro gols em cinco jogos disputados. Cresceu nas partidas fora de casa contra River Plate do Uruguai e Rosario Central (Argentina) – embora, por agressão a um jogador adversário diante do time argentino, tenha sido punido com três jogos de suspensão pela Conmebol.  
O perfil humilde e discreto é exaltado pelos companheiros de elenco constantemente. Gabriel Jesus conversa com os jogadores mais experientes, como Zé Roberto e Fernando Prass, com frequência. Em agosto, ele tem a chance de ganhar destaque internacional na disputa dos Jogos Olímpicos, buscando a inédita medalha de ouro para a seleção brasileira.  
Alecsandro e Gabriel Jesus já marcaram oito gols cada em apenas quatro meses deste ano; metade dos 16 feitos por Dudu em 2015 inteiro
 Do outro lado da disputa pela artilharia está um jogador que tem quase o dobro da idade de Gabriel. Aos 35, Alecsandro superou as críticas do ano passado e superou a concorrência de Barrios e Cristaldo para ganhar vaga na equipe e se firmar como importante peça tática. Hoje, não é “somente” centroavante.  
O veterano ganhou um impulso com a chegada de Cuca ao Palmeiras. Homem de confiança do técnico no Atlético-MG, onde conquistaram juntos a Libertadores de 2013, vem jogando em diversas funções. Na ausência de Cleiton Xavier, que voltou a jogar na última quinta após oito meses fora, Alecsandro atuou na armação, como camisa 10 de origem. Multiplicou as possibilidades de esquema para o treinador. 
O próximo teste para os artilheiros é na próxima segunda-feira. O Palmeiras recebe o São Bernardo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, às 21h (horário de Brasília), na arena. No estadual, Alecsandro está em vantagem: tem sete gols, contra quatro de Gabriel Jesus. 
Postagem Anterior Próxima Postagem