Três volantes ou 4-2-3-1? Palmeiras esconde time para primeiro clássico




Fã confesso do 4-2-3-1, a ponto de ter dito que não abriria mão do esquema com o qual fez sucesso em clubes anteriores, o técnico Marcelo Oliveira surpreendentemente recuou nesta semana e armou o Palmeiras com três volantes no Uruguai, na estreia da Libertadores. Antes do primeiro clássico do ano, contra o Santos, fica a dúvida: em casa, qual será a formação utilizada?
Na manhã desta sexta-feira, o treinador ensaiou os titulares sem a presença da imprensa na Academia de Futebol. Ao término da atividade, esquivou-se ao ser questionado sobre a equipe que levará a campo às 17 horas (de Brasília) deste sábado.
– Foi uma experiência válida (com três volantes), tanto é que finalizamos 14 vezes, contra sete do adversário. O time não ficou atrás. Mas era uma situação própria para o jogo, vamos estudar de que forma vamos jogar – desconversou.
O desenho com três volantes e um armador forma um losango no meio-campo. Ou pode ser visto como um 4-3-1-2. O primeiro marcador – que, no empate por 2 a 2 com o River Plate de Montevidéu, foi Thiago Santos – dá liberdade aos outros dois volantes – Arouca e Jean –, posicionados logo adiante, um de cada lado. À frente deles, o meia-atacante Dudu.
Neste caso, sem o lesionado Barrios, uma possível escalação seria Fernando Prass; Lucas, Roger Carvalho, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Arouca e Jean; Dudu; Erik (Gabriel Jesus) e Alecsandro (Cristaldo). Rafael Marques ou Erik também podem ser um falso 9.
Esquema tático com três volantes e um armador forma um losango no meio-campo (Foto: GloboEsporte.com)
a formação anterior, a predileta de Marcelo Oliveira, jogam dois volantes, um meia-atacante na armação e dois jogadores abertos pelos lados do campo. Sem a bola, os pontas têm obrigação de acompanhar as subidas dos laterais adversários até a defesa.
Assim, a escalação titular teria mudança de nomes. Uma possibilidade é Fernando Prass; Lucas, Roger Carvalho, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca (Thiago Santos) e Jean; Dudu, Robinho e Erik (Gabriel Jesus); Alecsandro (Cristaldo ou Rafael Marques).
Desenho tático predileto de Marcelo Oliveira é o 4-2-3-1, com dois volantes, um meia e dois pontas (Foto: GloboEsporte.com)
Só se saberá qual foi o esquema escolhido por Marcelo Oliveira pouco antes do clássico. O primeiro clássico do Palmeiras no Campeonato Paulista e na temporada.

Postagem Anterior Próxima Postagem