Pacaembu recebeu Palmeiras x São Bento pela última vez em 84; relembre

Pacaembu - Copinha (Foto: Marcos Ribolli)

Palmeiras e São Bento entram em campo pela segunda rodada do Paulistão nesta quinta-feira, às 21h, no Pacaembu. Apesar do confronto ter ocorrido 64 vezes na história (38 vitórias do Palmeiras, 14 triunfos do São Bento e 12 empates), este será apenas o terceiro jogo entre as equipes no estádio Paulo Machado de Carvalho, que foi sede dos duelos de 1979, pelo Campeonato Brasileiro, e, em 1984, quando partida valeu pelo estadual.

A curta história do duelo entre palestrinos e beneditinos no Pacaembu teve seu primeiro capítulo em 1979, pela terceira fase do Brasileirão, que juntou São Bento, Palmeiras, Flamengo e Comercial-SP na mesma chave. As equipes se enfrentaram em turno único e na segunda rodada aconteceu o duelo entre o Verdão e a equipe de Sorocaba, no dia 5 de dezembro. 
Com uma equipe repleta de craques, o Palmeiras aplicou 4 a 0 no São Bento, com gols de Jorge Mendonça, César, Jorginho Putinatti e Carlos Alberto Seixas. O conjunto de Sorocaba terminou o jogo com 10 em campo pela expulsão de Nilo.
As equipes voltaram a se encontrar no Pacaembu cinco anos depois, pelo Campeonato Paulista. O duelo acabou sem gols. O Verdão, do goleiro Leão, fechou o torneio em terceiro, enquanto o São Bento escapou do rebaixamento ficando na 18ª colocação.  
OUTRAS HISTÓRIAS DE PALMEIRAS X SÃO BENTO
Palmeiras e São Bento possuem um rico histórico no Campeonato Paulista. Até hoje 57 partidas foram disputadas entre os times, com 35 triunfos para o Verdão, 10 empates e 12 vitórias para o São Bento, sendo quatro em São Paulo – uma no Morumbi e três no antigo Palestra Itália. 
Falando em Palestra, o primeiro jogo oficial do time, em 1915, foi em Sorocaba, terra do alvi-celeste. O rival, que também pertencia aos colonos italianos, foi o Savóia. O local do jogo hoje pertence ao município de Votorantim. 
Palestra Itália x Savoia - primeiro jogo da história do Palmeiras (Foto: Acervo Histórico Sociedade Esportiva Palmeiras)O primeiro jogo do Palestra Itália aconteceu em Sorocaba (Foto: Acervo Histórico Sociedade Esportiva Palmeiras)


ÚLTIMO JOGO DE LEÃO COM A CAMISA DO VERDÃO
Émerson Leão vestiu a camisa do Palmeiras pela última vez em um duelo contra o São Bento, em Sorocaba. Foi em julho de 1986, e o time sorocabano estragou a festa do goleiro ao vencer por 1 a 0, gol de Edel, aos 44 do segundo tempo. 
São Bento 1 x 0 Palmeiras em 1986, a despedida de Leão (Foto: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul)O São Bento estragou a despedida de Leão do Palmeiras em 1986 (Foto: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul)









NESTE SÉCULO, SÓ VITÓRIAS DO VERDÃO
O São Bento atingiu o fundo do poço nos anos 1990 quando foi rebaixado à segunda divisão estadual após três décadas de participações ininterruptas na elite. A situação do clube só mudou em 2001, com o título da Série A2 e com o retorno à elite em 2005. Os dois times se encontraram no Paulistão 2006, com vitória por 1 a 0 do Palmeiras no Palestra Itália, gol de Edmundo. 
Em 2007, no entanto, o Palmeiras foi responsável por jogar o São Bento de volta à divisão inferior. Na última rodada da primeira fase, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, o Palmeiras venceu por 3 a 0. William anotou um e Osmar fez dois gols para o time do Palestra. O time sorocabano voltou à primeira divisão em 2014. Em 2015, em novo encontro disputado em Sorocaba, vitória mínima do Verdão. Dudu anotou o gol do jogo. 
São Bento x Palmeiras (Foto: Emilio Botta/GloboEsporte.com)

Postagem Anterior Próxima Postagem